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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: NARRATIVA, ESCRITA E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NA PRODUÇÃO DE TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA Autor: FABIANE DO NASCIMENTO PAIM LINARES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 17141
Catalogação: 28/03/2011 Liberação: 28/03/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17141&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17141&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17141
Resumo:
Título: NARRATIVA, ESCRITA E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NA PRODUÇÃO DE TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA Autor: FABIANE DO NASCIMENTO PAIM LINARES
Nº do Conteudo: 17141
Catalogação: 28/03/2011 Liberação: 28/03/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17141&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17141&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17141
Resumo:
O foco do estudo é a produção de textos narrativos, escritos por alunos do
ensino fundamental de uma escola da rede pública do Estado do Rio de Janeiro.
Os objetivos consistem em investigar, no que tange a produção de textos na sala
de aula, a natureza da relação parafrástica que se estabelece entre o contexto da
tarefa e o texto-motivador e que identidades discursivas e sociais são construídas
nos textos dos alunos. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa e
interpretativa, de cunho etnográfico, e o corpus foi gerado em aulas de língua
portuguesa, numa turma de nono ano. A sala de aula é concebida, por um lado, como
um contexto importante para a discussão das relações parafrásticas que o aluno
utiliza para produzir o texto, e, por outro lado, como um lugar especial para a
construção de identidades discursivas e sociais. O arcabouço teórico, no âmbito da
Lingüística Aplicada, articula-se com a Análise da Narrativa enquanto lócus de
construção de identidades, em interface com a Análise do Discurso e a
Lingüística textual, em especial, nas questões sobre interdiscursividade e
intertextualidade. A análise revela que, do ponto de vista das relações
parafrásticas, os alunos incorporam características do gênero narrativo motivador.
No entanto, em relação aos contextos sociais e às identidades, os alunos criam
suas próprias histórias, trazendo reflexões sobre família, religião, indicando,
sobretudo, trajetórias de superação. A pesquisa é relevante ao apontar que o
trabalho na sala de aula com textos-motivados não impede o processo criativo do
aluno na construção do texto e de suas identidades discursivas no contraponto
com as identidades sociais.