XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: POSTMODERN CONSUMER TRIBES: AN EXPLORATORY STUDY ON ROAD CYCLISTS. Autor: MARCELO HENRIQUE LUTTERBACH PENNA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIE AGNES CHAUVEL - ADVISOR
Nº do Conteudo: 16730
Catalogação: 12/01/2011 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16730@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16730@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16730
Resumo:
Título: POSTMODERN CONSUMER TRIBES: AN EXPLORATORY STUDY ON ROAD CYCLISTS. Autor: MARCELO HENRIQUE LUTTERBACH PENNA
Nº do Conteudo: 16730
Catalogação: 12/01/2011 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16730@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16730@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16730
Resumo:
Postmodernism has been the focus of a growing number of academic
studies, which research its characteristics, such as fragmentation, heterogeneity,
juxtaposition of opposites and the disbelief in definite truths and universal
explanations (COVA, 1996a). To define its strategies, postmodern researches
should consider the existence of social microgroups, created freely by
individuals, based on their emotional choices (MAFFESOLI, 2006). Also named
neotribes, tribes, communities or postmodern groups (COVA, 1996a;
MAFFESOLI, 2006), they bring together people through values such as locality,
affinity, emotion and passion; have rituals and worship symbols, besides
consuming products and services due to their capacity of creating social
interactions - linking value (COVA, 1997). The main purpose of this work is to
identify if and how the characteristics of the postmodern tribes apply to road
cyclists, as to understand how their consumption works and verify the existence
of linking values on its structure. The Walter Tuche Group, which gathers
around 130 road cyclists in Rio de Janeiro, Brazil, was selected for this
exploratory research. The subject’s choice aims at contributing to the marketing
discipline academically and to the sport consumption business perspective, not
only due to the importance of understanding consumers’ tribes on a postmodern
view, but also due to the lack of studies on sport communities. The results
suggest that the cycling group members possess habits peculiar to postmodern
tribes and that their members consider the act of cycling as a mean to give
purposes to their lives.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, PRESENTATION, SUMMARY AND LISTS | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 |