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Coleção Digital
Título: TRIBOS PÓS-MODERNAS DE CONSUMIDORES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE OS CICLISTAS DE ESTRADA Autor: MARCELO HENRIQUE LUTTERBACH PENNA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIE AGNES CHAUVEL - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 16730
Catalogação: 12/01/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16730@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16730@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16730
Resumo:
Título: TRIBOS PÓS-MODERNAS DE CONSUMIDORES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE OS CICLISTAS DE ESTRADA Autor: MARCELO HENRIQUE LUTTERBACH PENNA
Nº do Conteudo: 16730
Catalogação: 12/01/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16730@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16730@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16730
Resumo:
O Pós-Modernismo tem sido objeto de estudo de inúmeros trabalhos
acadêmicos que abordam suas características de fragmentação, heterogeneidade,
convívio com ideais conflitantes e descrença na existência de verdades únicas e
explicações universais (COVA, 1996a). Para definir suas estratégias, as
pesquisas pós-modernas devem consideram a existência de microgrupos sociais,
criados livremente pelas pessoas de acordo com suas escolhas afetivas
(MAFFESOLI, 2006). Também denominados neotribos, tribos, comunidades ou
grupos pós-modernos (COVA, 1996a; MAFFESOLI, 2006), eles conectam
pessoas através de fatores como localidade, afinidade, emoção e paixão;
possuem rituais, cultuam símbolos, além de consumirem produtos e serviços por
seu valor de ligação, ou seja, por gerarem interação social entre seus membros
(COVA, 1997). O objetivo principal deste trabalho é verificar se e como as
características das tribos pós-modernas se aplicam aos ciclistas de estrada,
compreender como ocorrem suas experiências de consumo e identificar de que
forma o valor de ligação está presente em suas atividades. O Grupo Walter
Tuche, que reúne no Rio de Janeiro cerca de 130 ciclistas de estrada, foi
selecionado para esta pesquisa de caráter exploratório. A escolha do tema visa
contribuir para a disciplina do marketing tanto do ponto de vista de mercado,
quanto academicamente, face à importância de se compreender as tribos de
consumo dentro da realidade pós-moderna e à escassez de estudos acerca das
comunidades esportivas. Os resultados sugerem que os ciclistas do grupo
possuem hábitos típicos de uma tribo pós-moderna e têm no ato de pedalar um
meio de ligação social e de atribuir significado às suas vidas.