$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: TEACHING HOW TO BECOME BRAZILIAN: COLÉGIO PEDRO II AND THE MAKING OF CITIZENS AT THE IMPERIAL COURT (1837-1861)
Autor: CARLOS EDUARDO DIAS SOUZA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCO ANTONIO VILLELA PAMPLONA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 16707
Catalogação:  06/01/2011 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16707@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16707@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16707

Resumo:
What to choose? Going to the hills, to the fields, or to school? Built on the indecision of Pilar, Machado’s main character in Conto de Escola, we intend to analyze in this work how could a boy be turned into a student, and thereafter into a citizen, at the time of the Brazilian Empire. Our analysis encompasses mainly the institutional space of the model school known as Colégio Pedro II, between 1837, the date of its creation, and 1861, when it underwent through an intense reform. Our intention is to identify how sociability forms enacted by the school favored the reproduction of an ideal of a civilized society which belonged to the better sort, or the so-called: boa sociedade in the Empire. This ideal could only materialize through the instruction and the education efforts - which were hierarchically different in several ways - bestowed upon the members of the Brazilian nation. Once identified who would become the citizens of the Empire, and once defined the appropriate instruments for the reproduction of a national ideal, Colégio Pedro II played a mostly fundamental role in the State – and Nation-building project developed at the Court, in the capital city of the tropical Empire. While bearing these ideas in mind, we intend to demonstrate with this work, through the analysis of important aspects of the formal and symbolic school routine, how Colégio Pedro II was already considered at the time as a key tool for the reproduction and consolidation of a sought-for national image for the Brazilian Empire.

Descrição Arquivo
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, PRESENTATION, SUMMARY AND LISTS  PDF
CHAPTER 1  PDF
CHAPTER 2  PDF
CHAPTER 3  PDF
CHAPTER 4  PDF
CHAPTER 5  PDF
REFERENCES, APPENDICE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui