XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: TEACHING HOW TO BECOME BRAZILIAN: COLÉGIO PEDRO II AND THE MAKING OF CITIZENS AT THE IMPERIAL COURT (1837-1861) Autor: CARLOS EDUARDO DIAS SOUZA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARCO ANTONIO VILLELA PAMPLONA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 16707
Catalogação: 06/01/2011 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16707@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16707@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16707
Resumo:
Título: TEACHING HOW TO BECOME BRAZILIAN: COLÉGIO PEDRO II AND THE MAKING OF CITIZENS AT THE IMPERIAL COURT (1837-1861) Autor: CARLOS EDUARDO DIAS SOUZA
Nº do Conteudo: 16707
Catalogação: 06/01/2011 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16707@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16707@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16707
Resumo:
What to choose? Going to the hills, to the fields, or to school? Built on the
indecision of Pilar, Machado’s main character in Conto de Escola, we intend to
analyze in this work how could a boy be turned into a student, and thereafter into
a citizen, at the time of the Brazilian Empire. Our analysis encompasses mainly
the institutional space of the model school known as Colégio Pedro II, between
1837, the date of its creation, and 1861, when it underwent through an intense
reform. Our intention is to identify how sociability forms enacted by the school
favored the reproduction of an ideal of a civilized society which belonged to the
better sort, or the so-called: boa sociedade in the Empire. This ideal could
only materialize through the instruction and the education efforts - which were
hierarchically different in several ways - bestowed upon the members of the
Brazilian nation. Once identified who would become the citizens of the Empire,
and once defined the appropriate instruments for the reproduction of a national
ideal, Colégio Pedro II played a mostly fundamental role in the State – and
Nation-building project developed at the Court, in the capital city of the tropical
Empire. While bearing these ideas in mind, we intend to demonstrate with this
work, through the analysis of important aspects of the formal and symbolic school
routine, how Colégio Pedro II was already considered at the time as a key tool for
the reproduction and consolidation of a sought-for national image for the Brazilian
Empire.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, PRESENTATION, SUMMARY AND LISTS | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
REFERENCES, APPENDICE |