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Coleção Digital
Título: ENSINANDO A SER BRASILEIRO: O COLÉGIO PEDRO II E A FORMAÇÃO DOS CIDADÃOS NA CORTE IMPERIAL (1837-1861) Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor: CARLOS EDUARDO DIAS SOUZA
Colaborador(es): MARCO ANTONIO VILLELA PAMPLONA - Orientador
Número do Conteúdo: 16707
Catalogação: 06/01/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16707@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16707@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16707
Resumo:
Título: ENSINANDO A SER BRASILEIRO: O COLÉGIO PEDRO II E A FORMAÇÃO DOS CIDADÃOS NA CORTE IMPERIAL (1837-1861) Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor: CARLOS EDUARDO DIAS SOUZA
Colaborador(es): MARCO ANTONIO VILLELA PAMPLONA - Orientador
Número do Conteúdo: 16707
Catalogação: 06/01/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16707@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16707@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16707
Resumo:
Morro, ou campo, ou escola? A partir da indecisão de Pilar, personagem do
Conto de Escola de Machado de Assis, pretendemos neste trabalho analisar como
se dava a formação do menino em aluno, e, uma vez aluno, em cidadão no
Império do Brasil. Empreendemos tal análise no espaço institucional do Colégio
Pedro II entre 1837, data de sua criação, e 1861, momento de reforma do mesmo,
buscando identificar como as formas de sociabilidade encontrados no colégio
favoreciam a reprodução de um ideal de boa sociedade, que passava pela
instrução e pela educação, ainda que de formas distintas e hierarquizadas, dos
membros da nação brasileira. Identificados quem seriam os cidadãos do Império e
definidos os instrumentos de reprodução de um ideal nacional o Colégio Pedro II
apareceria como parte fundamental deste projeto de formação do Estado, da nação
e de seus cidadãos no Rio de Janeiro, a Corte e capital do Império nos trópicos.
Tendo essas questões em mente, esperamos demonstrar neste trabalho, por meio
da análise do seu cotidiano escolar formal e simbólico, que o Colégio Pedro II era
considerado, já àquela época, como uma das peças principais de reprodução e
consolidação da auto-imagem do Império do Brasil.