XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: UMA METÁFORA DA CULTURA: A FORMAÇÃO DO LEITOR A PARTIR DE UM CÍRCULO DE LEITURA Autor: VALERIA CRISTINA RIBEIRO PEREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 14256
Catalogação: 29/09/2009 Liberação: 29/09/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14256@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14256@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14256
Resumo:
Título: UMA METÁFORA DA CULTURA: A FORMAÇÃO DO LEITOR A PARTIR DE UM CÍRCULO DE LEITURA Autor: VALERIA CRISTINA RIBEIRO PEREIRA
Nº do Conteudo: 14256
Catalogação: 29/09/2009 Liberação: 29/09/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14256@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14256@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14256
Resumo:
O trabalho intitulado Uma metáfora da cultura: a formação do leitor a
partir do círculo de leitura tem como objetivo investigar as práticas da leitura
engendradas pelos universos acadêmicos, à luz de teorias ligadas aos domínios da
cultura, e as implicações para os avanços teórico e prático, suscitados pela análise
de elementos que contribuam para a reflexão sobre a formação do leitor. Nos
vários desdobramentos desta perspectiva, é possível conceber diálogos mais
contundentes com alguns campos do conhecimento, como o da Lingüística e o da
Teoria da Literatura; bem como o da leitura e o da educação. Para tanto, são
detectados os elementos de conexão entre os diferentes campos, a fim de se
alcançar um universo de práticas leitoras, a partir de um círculo de leitura, na
cidade de Fátima do Sul, em Mato Grosso do Sul. Tal procedimento, um estudo
de caso, permite os entrecruzamentos de aspectos quantitativos e qualitativos que
possibilitam novas leituras sobre os leitores de hoje ou deste tempo.