XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: QUEM SOU EU, QUEM SOMOS NÓS? MEMBROS DO GRUPO DA PRÁTICA EXPLORATÓRIA BUSCANDO ENTENDER SUAS PRÓPRIAS NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIA Autor: ALINE CHAVES DOS SANTOS SANTIAGO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
INES KAYON DE MILLER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 14184
Catalogação: 17/09/2009 Liberação: 17/09/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14184&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14184&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14184
Resumo:
Título: QUEM SOU EU, QUEM SOMOS NÓS? MEMBROS DO GRUPO DA PRÁTICA EXPLORATÓRIA BUSCANDO ENTENDER SUAS PRÓPRIAS NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIA Autor: ALINE CHAVES DOS SANTOS SANTIAGO
Nº do Conteudo: 14184
Catalogação: 17/09/2009 Liberação: 17/09/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14184&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14184&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14184
Resumo:
Ancorada nos princípios da Prática Exploratória e como membro do grupo
da Prática Exploratória do Rio de Janeiro, busco entender no presente estudo a
construção de identidades de alguns membros deste grupo nas narrativas de
experiências pessoais profissionais com a Prática Exploratória. Esta é uma
modalidade de pesquisa do praticante que integra investigação às práticas
profissionais cotidianas. Trabalhando em três grupos de três membros,
caracterizados como mini-comunidades exploratórias, as professorascolaboradoras
que manifestaram interesse e tiveram disponibilidade para
participar desta pesquisa colaborativa-inclusiva-participativa e eu tivemos a
oportunidade de revisitar nossas práticas pedagógicas exploratórias. Em
entrevistas-conversas com potencial exploratório, compartilhamos nossas
narrativas. Recriamos, assim, o que acontece, naturalmente nas reuniões do
grupo da Prática Exploratória, nas quais encontramos oportunidades para nos
envolvermos em processos de formação continuada. Na busca pela inclusão de
todos no trabalho para entender, ressignificamos nossa participação na pesquisa,
tornando-a inclusiva e híbrida. Realizamos a análise de forma colaborativa – eu
transcrevi as narrativas, compartilhei as transcrições por correio eletrônico e nos
reunimos novamente para discutir os entendimentos de nossas próprias
narrativas e das identidades que nelas construímos. Observamos, em grupo,
como as narrativas oferecem possibilidades para entendermos melhor nossas
múltiplas identidades pessoais e profissionais, construídas no trabalho
investigativo desenvolvido, em sala de aula ou fora dela, a partir dos princípios
da Prática Exploratória.