$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS EM REDES DE ALIANÇAS NUM CONTEXTO GLOBAL DE GRANDES MUDANÇAS: FOCO NAS EMPRESAS LÍDERES FORNECEDORAS DE EQUIPAMENTOS DE REDE DE TELECOMUNICAÇÕES
Autor: ANA PAULA KEIL NEVES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 14157
Catalogação:  16/09/2009 Liberação: 16/09/2009 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14157&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14157&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14157

Resumo:
A indústria de telecomunicações é caracterizada principalmente pela inovação e pelo dinamismo. Nos últimos dez anos, as inovações tecnológicas que surgiram mudaram a forma das pessoas e empresas se conectarem. Empresas de telecomunicações cada vez mais estabelecem alianças e redes estratégicas para competir no mundo globalizado. O presente trabalho tem como objetivo contribuir para os estudos sobre gestão estratégica das empresas em alianças e redes de relacionamento que atuam globalmente e em ambiente de mudanças, analisando suas implicações na conduta e no desempenho das empresas. Tem como foco, dentro da indústria de telecomunicações, o setor dos fornecedores de equipamento de rede para telefonia móvel. Abrange três estudos de caso das empresas líderes no mercado global de fornecimento de equipamentos de rede para telefonia móvel: NokiaSiemens, Ericsson e Cisco, adotando a metodologia de estudo de caso de Yin (2002). Baseia-se no pressuposto de que é importante considerar as implicações das alianças e redes, dadas suas características, bem como as implicações da sua atuação global na análise da conduta e do desempenho das empresas. Para o levantamento de dados foram utilizadas as informações públicas disponíveis nos sites especializados da indústria de telecomunicações e nos sites das empresas, além de questionários e entrevistas complementares para capturar as percepções dos executivos sobre as empresas e sua atuação global. Para a análise estratégica sob a ótica relacional foi adotado o ferramental Strategic Network Analysis - SNA de Macedo-Soares (2002) que inclui um modelo, uma metodologia e listas de referência com construtos relacionais. O estudo acrescentou a estas listas novos construtos pertinentes à gestão de mudanças e à atuação no nível global. Com base nos resultados da análise relacional, a pesquisa evidenciou que as empresas do setor de equipamentos de rede possuem estruturas mais maduras para o gerenciamento de suas alianças e redes estratégicas. As três empresas estudadas consideram que as alianças e redes globais são importantes para suas estratégias globais e as utilizam principalmente para ampliar suas competências. Trata-se de um setor que está em uma fase de transição entre uma atuação dirigida pelo produto e uma atuação impulsionada pelo mercado, o que o torna relevante para o estudo de gestão de mudanças estratégicas. A esse respeito, cabe notar que o estudo evidenciou que as três empresas focadas utilizam redes e alianças para conseguir gerenciar suas mudanças estratégicas, em alguns casos através da aquisição de empresas que ampliem suas atuais competências e em outros ao estabelecer alianças com os próprios concorrentes, principalmente quando o objetivo é de criar, desenvolver ou ampliar o mercado - em especial por meio de uma inovação tecnológica.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui