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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS EM REDES DE ALIANÇAS NUM CONTEXTO GLOBAL DE GRANDES MUDANÇAS: FOCO NAS EMPRESAS LÍDERES FORNECEDORAS DE EQUIPAMENTOS DE REDE DE TELECOMUNICAÇÕES Autor: ANA PAULA KEIL NEVES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 14157
Catalogação: 16/09/2009 Liberação: 16/09/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14157&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14157&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14157
Resumo:
Título: GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS EM REDES DE ALIANÇAS NUM CONTEXTO GLOBAL DE GRANDES MUDANÇAS: FOCO NAS EMPRESAS LÍDERES FORNECEDORAS DE EQUIPAMENTOS DE REDE DE TELECOMUNICAÇÕES Autor: ANA PAULA KEIL NEVES
Nº do Conteudo: 14157
Catalogação: 16/09/2009 Liberação: 16/09/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14157&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14157&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14157
Resumo:
A indústria de telecomunicações é caracterizada principalmente pela
inovação e pelo dinamismo. Nos últimos dez anos, as inovações tecnológicas que
surgiram mudaram a forma das pessoas e empresas se conectarem. Empresas de
telecomunicações cada vez mais estabelecem alianças e redes estratégicas para
competir no mundo globalizado. O presente trabalho tem como objetivo contribuir
para os estudos sobre gestão estratégica das empresas em alianças e redes de
relacionamento que atuam globalmente e em ambiente de mudanças, analisando
suas implicações na conduta e no desempenho das empresas. Tem como foco,
dentro da indústria de telecomunicações, o setor dos fornecedores de equipamento
de rede para telefonia móvel. Abrange três estudos de caso das empresas líderes
no mercado global de fornecimento de equipamentos de rede para telefonia
móvel: NokiaSiemens, Ericsson e Cisco, adotando a metodologia de estudo de
caso de Yin (2002). Baseia-se no pressuposto de que é importante considerar as
implicações das alianças e redes, dadas suas características, bem como as
implicações da sua atuação global na análise da conduta e do desempenho das
empresas. Para o levantamento de dados foram utilizadas as informações públicas
disponíveis nos sites especializados da indústria de telecomunicações e nos sites
das empresas, além de questionários e entrevistas complementares para capturar
as percepções dos executivos sobre as empresas e sua atuação global. Para a
análise estratégica sob a ótica relacional foi adotado o ferramental Strategic
Network Analysis - SNA de Macedo-Soares (2002) que inclui um modelo, uma
metodologia e listas de referência com construtos relacionais. O estudo
acrescentou a estas listas novos construtos pertinentes à gestão de mudanças e à
atuação no nível global. Com base nos resultados da análise relacional, a pesquisa
evidenciou que as empresas do setor de equipamentos de rede possuem estruturas
mais maduras para o gerenciamento de suas alianças e redes estratégicas. As três
empresas estudadas consideram que as alianças e redes globais são importantes
para suas estratégias globais e as utilizam principalmente para ampliar suas
competências. Trata-se de um setor que está em uma fase de transição entre uma
atuação dirigida pelo produto e uma atuação impulsionada pelo mercado, o que o
torna relevante para o estudo de gestão de mudanças estratégicas. A esse respeito,
cabe notar que o estudo evidenciou que as três empresas focadas utilizam redes e
alianças para conseguir gerenciar suas mudanças estratégicas, em alguns casos
através da aquisição de empresas que ampliem suas atuais competências e em
outros ao estabelecer alianças com os próprios concorrentes, principalmente
quando o objetivo é de criar, desenvolver ou ampliar o mercado - em especial por
meio de uma inovação tecnológica.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
CAPÍTULO 6 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |