XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: THE ADJECTIVE IN POSITION OF ADNOMINAL ADJUNCT: SEMANTIC CHANGES AND CULTURAL IMPLICATIONS IN THE PL2-E EDUCATION Autor: MARCIA RITA SILVA DA COSTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ADRIANA FERREIRA DE SOUSA DE ALBUQUERQUE - ADVISOR
Nº do Conteudo: 14120
Catalogação: 14/09/2009 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14120@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14120@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14120
Resumo:
Título: THE ADJECTIVE IN POSITION OF ADNOMINAL ADJUNCT: SEMANTIC CHANGES AND CULTURAL IMPLICATIONS IN THE PL2-E EDUCATION Autor: MARCIA RITA SILVA DA COSTA
Nº do Conteudo: 14120
Catalogação: 14/09/2009 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14120@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14120@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14120
Resumo:
This work aims to describe and to analyze the grammatical class of the
adjectives in the Brazilian Portuguese and its respective changes of semantic
loads, when they function as adnominal adjunct and appear before the subject. It
was verified that the Brazilian normative grammars of Portuguese, as well as
didactic books aiming the teaching of Portuguese for foreigners, in general, do not
make reference to the semantic changes that occur within this grammatical class
when it is placed before the subject. The theoretical basis of this dissertation
focus, firstly, in the description of the grammatical class of the adjective in the
theoretical and grammatical compendiums destined to the teaching of Portuguese
for both Brazilians and foreigners. In a second part, the emphasis is given to the
studies developed in Pragmatics, using the concepts of language and discourse,
mainly through the light that is shed by the Philosophy of Language, and the
Linguistic Anthropology that sees culture as a system of practices. Finally, the
research deals with the analysis of the adjectives found in written texts samples,
taken from advertisements or journalistic pieces, that demonstrate cultural aspects
of the daily life in Brazil. The main contribution of this work is to provide to the
PL2-E teaching professionals a deeper reflection about the teaching/learning
process of the Portuguese grammar as a second language for foreigners.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LISTS | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
REFERENCES AND ANNEX |