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Coleção Digital
Título: O ADJETIVO EM POSIÇÃO DE ADJUNTO ADNOMINAL: MUDANÇA SEMÂNTICA E IMPLICAÇÕES CULTURAIS NO ENSINO DE PL2-E Autor: MARCIA RITA SILVA DA COSTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ADRIANA FERREIRA DE SOUSA DE ALBUQUERQUE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 14120
Catalogação: 14/09/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14120@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14120@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14120
Resumo:
Título: O ADJETIVO EM POSIÇÃO DE ADJUNTO ADNOMINAL: MUDANÇA SEMÂNTICA E IMPLICAÇÕES CULTURAIS NO ENSINO DE PL2-E Autor: MARCIA RITA SILVA DA COSTA
Nº do Conteudo: 14120
Catalogação: 14/09/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14120@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14120@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14120
Resumo:
Este trabalho objetiva descrever e analisar a classe gramatical dos
adjetivos no português do Brasil e suas respectivas mudanças de carga semântica
quando estes se encontram na função de adjunto adnominal e estão antepostos ao
substantivo. Verificou-se que as gramáticas normativas do Português no Brasil,
assim como os livros didáticos destinados ao ensino de Português para
estrangeiros, em geral, não fazem referências às mudanças semânticas que
ocorrem com esta classe gramatical em posição anteposta. A fundamentação
teórica desta dissertação concentra-se, primeiramente, na descrição da classe
gramatical do adjetivo nos compêndios teóricos e gramaticais destinados ao
ensino de Português para brasileiros e estrangeiros. Na segunda parte, a ênfase é
dada aos estudos realizados na área da Pragmática, e vale-se dos conceitos de
língua e linguagem, sobretudo à luz das reflexões da Filosofia da Linguagem, e da
Antropologia Linguística que vê a cultura como sistema de práticas. Por fim, a
pesquisa discorrerá sobre a análise dos adjetivos em amostras retiradas de textos
escritos, cujas fontes são jornalísticas ou oriundas de propagandas e, que
demonstrem aspectos culturais na vida cotidiana do brasileiro. A principal
contribuição do trabalho é de proporcionar aos profissionais de ensino de PL2-E
maior reflexão quanto ao ensino/aprendizagem da gramática de português como
segunda língua para estrangeiros.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |