$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: O ADJETIVO EM POSIÇÃO DE ADJUNTO ADNOMINAL: MUDANÇA SEMÂNTICA E IMPLICAÇÕES CULTURAIS NO ENSINO DE PL2-E
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARCIA RITA SILVA DA COSTA

Colaborador(es):  ADRIANA FERREIRA DE SOUSA DE ALBUQUERQUE - Orientador
Número do Conteúdo: 14120
Catalogação:  14/09/2009 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14120@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14120@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14120

Resumo:
Este trabalho objetiva descrever e analisar a classe gramatical dos adjetivos no português do Brasil e suas respectivas mudanças de carga semântica quando estes se encontram na função de adjunto adnominal e estão antepostos ao substantivo. Verificou-se que as gramáticas normativas do Português no Brasil, assim como os livros didáticos destinados ao ensino de Português para estrangeiros, em geral, não fazem referências às mudanças semânticas que ocorrem com esta classe gramatical em posição anteposta. A fundamentação teórica desta dissertação concentra-se, primeiramente, na descrição da classe gramatical do adjetivo nos compêndios teóricos e gramaticais destinados ao ensino de Português para brasileiros e estrangeiros. Na segunda parte, a ênfase é dada aos estudos realizados na área da Pragmática, e vale-se dos conceitos de língua e linguagem, sobretudo à luz das reflexões da Filosofia da Linguagem, e da Antropologia Linguística que vê a cultura como sistema de práticas. Por fim, a pesquisa discorrerá sobre a análise dos adjetivos em amostras retiradas de textos escritos, cujas fontes são jornalísticas ou oriundas de propagandas e, que demonstrem aspectos culturais na vida cotidiana do brasileiro. A principal contribuição do trabalho é de proporcionar aos profissionais de ensino de PL2-E maior reflexão quanto ao ensino/aprendizagem da gramática de português como segunda língua para estrangeiros.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui