$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: AFFIRMATIVE ACTION IN HIGHER EDUCATION: A STUDY OF SOCIAL INCLUSION POLICIES FOR THE BLACK AND POOR STUDENTS IN CATHOLIC UNIVERSITY OF RIO DE JANEIRO
Autor: ANDREIA CLAPP SALVADOR
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANGELA MARIA DE RANDOLPHO PAIVA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 13092
Catalogação:  06/03/2009 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13092@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13092@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13092

Resumo:
Ação Afirmativa no Ensino Superior: Estudo da Política de Inserção de Alunos Pobres e Negros na PUC-Rio searches to answer some questions that arise from the discussion regarding the social action program developed in the Catholic University of Rio de Janeiro (PUC). PUC-Rio has been implementing a specific affirmative action politics since 1994 whose objective is to grant higher education access to popular social classes of society, especially students from the Pré- Vestibulares para Negros e Carentes (PVNCs). By having a field research done in the years 2006 and 2007 as a basis, this study focuses on two aspects of the affirmative program: Its beginning—the characters responsible for its formulation, implementation and management—and its impact in the lives of the beneficiary students during and after undergraduation. Qualitative research was chosen as the best methodological resource in order to understand the complexity of those two moments. To collect data, semi-structured interview was applied, which allows interviewees to speak freely and focused on the proposed theme. Two different types of interview scripts were used: One specifically directed to the characters responsible for the implementation/collaborators of the affirmative politics, and the other to the former students of the program. As a result of this work, one can observe that the affirmative politics implemented in PUC-Rio influenced not only its beneficiary students, their families and communities, but it also has been contributing for the consolidation of a more diverse and democratic university environment and campus.

Descrição Arquivo
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT AND SUMMARY  PDF
CHAPTER 1  PDF
CHAPTER 2  PDF
CHAPTER 3  PDF
CHAPTER 4  PDF
CHAPTER 5  PDF
CHAPTER 6  PDF
REFERENCES AND APPENDICES  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui