$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: AÇÃO AFIRMATIVA NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DA POLÍTICA DE INSERÇÃO DE ALUNOS POBRES E NEGROS NA PUC-RIO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ANDREIA CLAPP SALVADOR

Colaborador(es):  ANGELA MARIA DE RANDOLPHO PAIVA - Orientador
Número do Conteúdo: 13092
Catalogação:  06/03/2009 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13092@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13092@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13092

Resumo:
A presente tese, Ação Afirmativa no Ensino Superior: Estudo da Política de Inserção de Alunos Pobres e Negros na PUC-Rio, busca responder a algumas questões pertinentes ao programa de ação social desenvolvida na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. A PUC-Rio vem implementando uma política de ação afirmativa desde 1994, com o objetivo de favorecer o acesso de camadas populares da sociedade aos cursos de graduação, prioritariamente estudantes oriundos do Pré-Vestibular para Negros e Carentes. Este estudo, tendo como base a pesquisa de campo realizada nos anos de 2006 e 2007, procura compreender, especificamente, dois aspectos: a gênese do programa afirmativo e o impacto desse programa na vida dos alunos beneficiados. Com relação à gênese do programa, buscou identificar alguns dos principais implementadores e gestores do programa de ação afirmativa e, a partir daí, conhecer como se deu a formação desta política e os motivos que os levaram a participar de sua constituição. Com relação à vivência dos ex-alunos bolsistas de ação social, os beneficiários do programa afirmativo, procurou conhecer quais foram os principais impactos vividos por eles durante a vida acadêmica e depois de formados. A pesquisa qualitativa se apresentou como o melhor recurso metodológico para entender a complexidade desses dois momentos. Para a coleta de dados, utilizou-se a entrevista semi-estruturada, que se caracteriza por permitir que o entrevistado fale com liberdade sobre o assunto, sem perder o enfoque na temática proposta, conseguido com roteiros aplicados em todas as entrevistas. Foram utilizadas duas entrevistas: a primeira dirigida aos implementadores e elaboradores da política afirmativa e a outra aos ex-alunos do programa. Como resultado deste trabalho, é possível observar que a política afirmativa atingiu não só os alunos, suas famílias e comunidades, mas também vem contribuindo para a consolidação de um espaço universitário mais diverso, pois, com o nascimento do programa, ocorreu tanto a formação de uma nova composição do alunado como, também, o acesso ao Ensino Superior de alunos provenientes de classes populares, tornado, assim, o campus mais diversificado e mais democrático.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui