INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: IMAGENS FOTOGRÁFICAS DE PROFESSORAS: UMA TRAJETÓRIA VISUAL DO MAGISTÉRIO EM ESCOLAS MUNICIPAIS DO RIO DE JANEIRO NO FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ANA VALERIA DE FIGUEIREDO DA COSTA

Colaborador(es):  MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES - Orientador
Número do Conteúdo: 12305
Catalogação:  07/10/2008 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12305@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12305@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12305

Resumo:
Esta tese tem como objetivo central investigar, através de registros e reproduções fotográficas, as relações sociais, usos e costumes que emergem das imagens de professoras de escolas municipais do Rio de Janeiro, no período compreendido entre final do século XIX (década de 1890) e início do século XX (décadas iniciais), analisando como a imagem das professoras vem sendo veiculada e agregada a valores pelo documento fotográfico, refletida no cotidiano e nas práticas escolares da época focalizada neste estudo. Dessa forma, o trabalho tomou o curso de um estudo histórico-sociológico na de busca de significados, manifestos e latentes, no discurso visual das imagens fotográficas de professoras de escolas públicas do município do Rio de Janeiro, percorrendo documentos fotográficos do final do século XIX e início do século XX - Primeira República -, numa tentativa de mapear os usos e costumes pedagógicos da vida cotidiana, inseridos no trabalho docente dessas professoras que inscreveram suas identidades e como são olhadas ao longo das épocas. A escolha da cidade do Rio de Janeiro se deve ao fato de ter sido este município a capital do país, tendo abrigado e emanado, então, modos oficiais de conduta profissional para o magistério, assim como para outras profissões, além de, nos dias de hoje, continuar sendo uma cidade-pólo difusora de hábitos e costumes que se difundem por todo o país. A estrutura de análise tem como texto principal a fotografia como texto visual, tomando por base os caminhos teóricos nos estudos de Bóris Kossoy, Ana Maria Mauad, Lorenzo Vilches, Ruggiero Eugeni, Roland Barthes, entre outros autores apresentados. As considerações finais apontam que o estudo de imagens, documentos fotográficos de professoras de escolas públicas do município do Rio de Janeiro, pode trazer propostas de um novo olhar sobre a construção da identidade docente, sobre as redes onde essa identidade é tecida e se configura, não estando essas imagens alheias aos acontecimentos, tampouco às ideologias das épocas em que foram produzidas, registradas e veiculadas. Essas imagens não podem ser analisadas sem que o espectador do agora esteja impregnado da época em que vive, o que abre caminho para um dialogismo entre o registro e a visão desse observador atual.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui