INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: RELAÇÕES ENTRE CRIANÇAS E ADULTOS NO BERÇÁRIO DE UMA CRECHE PÚBLICA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO: TÉCNICAS CORPORAIS, RESPONSIVIDADE, CUIDADO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): DANIELA DE OLIVEIRA GUIMARAES

Colaborador(es):  SONIA KRAMER - Orientador
Número do Conteúdo: 12204
Catalogação:  17/09/2008 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12204@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12204@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12204

Resumo:
O objetivo da tese foi conhecer e compreender as relações dos adultos com as crianças e das crianças entre si, numa creche pública da cidade do Rio de Janeiro. Tendo como base a história das creches no Brasil, a perspectiva médica e sanitarista nestas instituições, o viés higienista dos contatos entre adultos e crianças na creche é discutido e o seu desdobramento numa perspectiva do cuidado como ato instrumental e mecânico. No contraponto, a tese traz a visão de Foucault acerca do cuidado (a partir do seu estudo da cultura greco-romana), compreendido como cuidado de si, exigindo um trabalho permanente sobre si, questionamento de si mesmo, numa dimensão ética e humanitária. A pesquisa de campo foi realizada no berçário de uma creche pública do Rio de Janeiro. A perspectiva etnográfica orientou a permanência no campo, onde foram realizadas descrições densas das interações e práticas, fotografias e entrevistas com as profissionais envolvidas diretamente com os bebês, as recreadoras. Tendo como base os estudos de Marcel Mauss sobre as técnicas corporais, a pesquisa mapeou a funcionalidade e utilidade do corpo das crianças no dia a dia, assim como diferentes modalidades de cuidado que emergiram (automático, disciplinar, e como atenção a si e às crianças). Dispositivos de poder presentes no cotidiano foram analisados, tais como os berços, cadeiras de alimentação e os trabalhinhos. A pesquisa evidenciou tanto a forma através da qual os corpos são modelados e as crianças experimentam-se como guiadas pelos adultos, como as estratégias das crianças, invenções de novos modos de relação e contato delas entre si e delas com os objetos. Assim, os berços tornam-se mediadores de trocas e as cadeiras de alimentação transformam-se em esconderijos. O conceito de ato e atitude responsiva de Bakhtin abriu mais uma via para identificar expressão e vida entre as crianças nas ofertas de objeto, imitações e no gesto de apontar movimentos criadores e iniciadores de contato. A fotografia - recurso metodológico da pesquisa, deu visibilidade aos movimentos das crianças. A análise e observação das fotos durante as entrevistas com as profissionais lhes permitiu (re)ver o seu trabalho e os bebês de novas maneiras.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui