XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: PASTS, PRESENTS AND PRESENCES: HISTORICAL SIMULTANEITY IN HANS ULRICH GUMBRECHT Autor: LUCIANA BARROSO GATTASS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
HEIDRUN FRIEDEL KRIEGER OLINTO DE OLIVEIRA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 10742
Catalogação: 23/10/2007 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10742@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10742@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10742
Resumo:
Título: PASTS, PRESENTS AND PRESENCES: HISTORICAL SIMULTANEITY IN HANS ULRICH GUMBRECHT Autor: LUCIANA BARROSO GATTASS
Nº do Conteudo: 10742
Catalogação: 23/10/2007 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10742@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10742@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10742
Resumo:
Pasts, Presents and Presences: Historical Simultaneity in
Hans Ulrich
Gumbrecht. Taking Hans U. Gumbrecht´s In 1926: Living on
the Edge of Time
as a starting point, it is the purpose of this study to
explore and scrutinize certain
specific aspects and unresolved questions present in
current Literary Studies. The
somewhat whimsical User´s Manual is indicative of the
experimental nature of
his project. The central question will fall upon the
capabilities of a written book
(as opposed to other media) to produce or, rather, to re-
produce past
experiences-you should feel in 1926. Seeking, then, the
effect of (almost)
perfect immediacy, Gumbrecht hopes to help formulate or
contribute to what
could be classified as Sensorial Historiography - wherein
the act of generating
presence is to be understood as opposed to Hermeneutics.
Sharing his impulse to
evoke past worlds, this paper intends to develop a
thorough discussion centered
upon Gumbrecht´s own notion of production of presence.
Inevitably, this
includes a short analysis of his theories on the
materialities of communication. In
addition, the essay will also attempt to draw connections
and parallels between his
notions of historiography and those of the Annales school
in France - i.e. Michel
de Certeau, François Furet and Paul Veyne who, in their
new proposals of
historiography, offer interesting counterpoints to the non-
hermeneutical model.
Therefore, the question which will guide and orient the
course of this study will
be: would it be plausible and relevant to theorize about
these new (and very
experimental) forms of representation, which seem to
privilege affections and
sensibilities over more rational approaches - albeit
without excluding them
entirely?
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT AND SUMMARY | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
REFERENCES |