$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: PASTS, PRESENTS AND PRESENCES: HISTORICAL SIMULTANEITY IN HANS ULRICH GUMBRECHT
Autor: LUCIANA BARROSO GATTASS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  HEIDRUN FRIEDEL KRIEGER OLINTO DE OLIVEIRA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 10742
Catalogação:  23/10/2007 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10742@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10742@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10742

Resumo:
Pasts, Presents and Presences: Historical Simultaneity in Hans Ulrich Gumbrecht. Taking Hans U. Gumbrecht´s In 1926: Living on the Edge of Time as a starting point, it is the purpose of this study to explore and scrutinize certain specific aspects and unresolved questions present in current Literary Studies. The somewhat whimsical User´s Manual is indicative of the experimental nature of his project. The central question will fall upon the capabilities of a written book (as opposed to other media) to produce or, rather, to re- produce past experiences-you should feel in 1926. Seeking, then, the effect of (almost) perfect immediacy, Gumbrecht hopes to help formulate or contribute to what could be classified as Sensorial Historiography - wherein the act of generating presence is to be understood as opposed to Hermeneutics. Sharing his impulse to evoke past worlds, this paper intends to develop a thorough discussion centered upon Gumbrecht´s own notion of production of presence. Inevitably, this includes a short analysis of his theories on the materialities of communication. In addition, the essay will also attempt to draw connections and parallels between his notions of historiography and those of the Annales school in France - i.e. Michel de Certeau, François Furet and Paul Veyne who, in their new proposals of historiography, offer interesting counterpoints to the non- hermeneutical model. Therefore, the question which will guide and orient the course of this study will be: would it be plausible and relevant to theorize about these new (and very experimental) forms of representation, which seem to privilege affections and sensibilities over more rational approaches - albeit without excluding them entirely?

Descrição Arquivo
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT AND SUMMARY  PDF
CHAPTER 1  PDF
CHAPTER 2  PDF
CHAPTER 3  PDF
CHAPTER 4  PDF
CHAPTER 5  PDF
REFERENCES  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui