As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: REFLECTIONS ON BOOK DESIGN AND READING: DESIGN CONSIDERING GUARANI HEALTH AGENT´S SCHOOLING LEVELS Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): RICARDO ARTUR PEREIRA CARVALHO
Colaborador(es): LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO - Orientador
JACKELINE LIMA FARBIARZ - Coorientador
Número do Conteúdo: 10352
Catalogação: 15/08/2007 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10352@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10352@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10352
Resumo:
Título: REFLECTIONS ON BOOK DESIGN AND READING: DESIGN CONSIDERING GUARANI HEALTH AGENT´S SCHOOLING LEVELS Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): RICARDO ARTUR PEREIRA CARVALHO
Colaborador(es): LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO - Orientador
JACKELINE LIMA FARBIARZ - Coorientador
Número do Conteúdo: 10352
Catalogação: 15/08/2007 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10352@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10352@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10352
Resumo:
Is Book Design an invisible Art? How is the reader
considered by book
designers? These questions are the starting point for this
study, which aims at
investigating how can a designer contribute to the process
of forming new
writers and readers. Design is here approached as an
interdisciplinary vocational
area where hybrid projects occur; encompassing different
voices and identities.
We work on the assumption that book designers consider
three kinds of
clients - the author, reader and publisher - and that only
author and publisher
have traditionally interfered in the designer´s work more
directly, while the
reader exists more as a pre-conceived notion. By and
large, the reader has been
disregarded by book designers. We, then, try to propose
what we call a Design
for Reading or Reading Design. We consider theories that
deal with reception
and mediation in the reading process. We use theoretians
like Roger Chartier and
apply them to an Ethnographic exercise carried out at the
Schooling Project with
Guarani Health Agents in the Native Brazilian Villages of
Itaxi, Araponga,
Sapukai and Rio Pequeno in the Angra dos Reis and Paraty
Regions. By
observing the reading process by the Guarani Agents, we
raise questions on how
to encompass the specific profile of such a reader in the
visual project, thereby
recognizing the importance of the reader and mediation in
the Reading Design.
We also consider some aspects of literacy in order to
contribute to new reading
and writing. social processes.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LISTS | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
CHAPTER 6 | |
CHAPTER 7 | |
REFERENCES |