XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: DESIGN AND E-LEARNING: A PROPOSAL FOR CONTENT TRANPOSAL OF LEARNING RESOURCES TO ACCESSIBLE ONLINE COURSES Autor: CARLOS ALBERTO PEREIRA DE LUCENA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUES - ADVISOR
Nº do Conteudo: 13074
Catalogação: 03/03/2009 Liberação: 03/03/2009 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13074&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13074&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13074
Resumo:
Título: DESIGN AND E-LEARNING: A PROPOSAL FOR CONTENT TRANPOSAL OF LEARNING RESOURCES TO ACCESSIBLE ONLINE COURSES Autor: CARLOS ALBERTO PEREIRA DE LUCENA
Nº do Conteudo: 13074
Catalogação: 03/03/2009 Liberação: 03/03/2009 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13074&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13074&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13074
Resumo:
This research is about the straight relation between
several disciplines and
areas of knowledge, focusing its approach over concepts and
processes inside
the interface Design field. Design is represented in this
research as a focus point
involving ergonomics, accessibility and e-learning, once it
analyses a model for
transposing learning resources into accessible digital
content for the visually
challenged. The requisites embedded in guidelines and
standard languages
inside the contexts of web accessibility and e-learning,
led the paths of this
research as the knowledge of technical and formal issues in
these areas have
influenced decisions that impact over different levels for
the implementation of an
online educational solution. The support of the Instituto
Benjamin Constant, a
national reference in Brazil related to the matters of
visually challenged people
education, was fundamental to this research through the
collaboration of its
Laboratory of Distance Education (IBC/LED) and their
interest in spreading the
research and education retained in the institute through
the tools offered by elearning.
This partnership allowed benefits such as field studies, the
comprehension of teaching methodologies and educational
resources available
and the opportunity to develop usability tests involving
visually challenged
students and an interface prototype elaborated following
web accessibility and elearning
guidelines. The result of this research suggests a model
for transposing
learning resources into accessible online courses, as well
as a detailed checklist
for the steps involved over the process.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LISTS | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
CHAPTER 6 | |
REFERENCES AND APPENDICES |