XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: DEDICATION, FRUSTRATION, SUCCESS, DOUBTS: THE CONSTRUCTION OF PROFESSIONAL IDENTITIES THROUGH THE PATHS OF TEACHERS OF ENGLISH Autor: ANA TEREZA VIEIRA MACHADO ROLLEMBERG
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LILIANA CABRAL BASTOS - ADVISOR
Nº do Conteudo: 12650
Catalogação: 19/12/2008 Liberação: 19/12/2008 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12650&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12650&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12650
Resumo:
Título: DEDICATION, FRUSTRATION, SUCCESS, DOUBTS: THE CONSTRUCTION OF PROFESSIONAL IDENTITIES THROUGH THE PATHS OF TEACHERS OF ENGLISH Autor: ANA TEREZA VIEIRA MACHADO ROLLEMBERG
Nº do Conteudo: 12650
Catalogação: 19/12/2008 Liberação: 19/12/2008 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12650&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12650&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12650
Resumo:
This study discusses the social process of reconfiguration
of professional
identities of teachers of English as a foreign language
through the analysis of
narratives elicited during research interviews. For this
research project I
interviewed four teachers individually. The analysis is
carried on envisioning the
re-creation of the professional and the academic paths the
teachers have followed
until now and also their possible professional future
projects. The constructed
meanings are interpreted according to the studies of
Interactional Sociolinguistics
and are situated in the contemporary scene. This scene will
be contemplated based
on its influence on the reconfiguration of work relations,
on the production of
discourse and on the constant process of reshaping and
reconstructing identities.
The analysis focuses on the co-construction of narratives
and explanations, in
order to redefine professional and academic paths, future
projects and professional
identities. The trajectories and projects are analyzed based
on the observation of
the elaboration of the central point of the narratives, on
the evaluations proposed,
on the development of explanations, on the creation of
coherence relations.
Projects these that involve a continuous dedication to the
teaching profession, in
spite of all its problems, for the first two teachers
interviewed; while presenting
doubts and probable professional changes for the other two
teachers. The
characterization and function of narratives, teachers´
beliefs concerning their
professional acting and the social value given to it or not,
the making of teaching
as a profession, as much as the development of their careers
and some particular
traces of English teaching are discussed, taking into
consideration the
contemporary scenario. In this context emerge new ways of
being a professional,
facilitating new choices, changes, paths, realities and
identity reconfigurations.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LISTS | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
CHAPTER 6 | |
REFERENCES AND ANNEX |