XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: THE TEACHING OF GEOMETRY BASED ON THE EXPLORATION OF GAMES AND PUZZLES: AN EXPERIMENT WITH DESIGN STUDENTS Autor: DANIEL WYLLIE LACERDA RODRIGUES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RITA MARIA DE SOUZA COUTO - ADVISOR
CELSO BRAGA WILMER - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 12536
Catalogação: 26/11/2008 Liberação: 26/11/2008 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12536&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12536&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12536
Resumo:
Título: THE TEACHING OF GEOMETRY BASED ON THE EXPLORATION OF GAMES AND PUZZLES: AN EXPERIMENT WITH DESIGN STUDENTS Autor: DANIEL WYLLIE LACERDA RODRIGUES
CELSO BRAGA WILMER - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 12536
Catalogação: 26/11/2008 Liberação: 26/11/2008 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12536&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12536&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12536
Resumo:
The present research presents a unique strategy for the
teaching of the
fundamentals of geometry and mathematics for design
students. It was possible
to plan a series of activities in which puzzles, problem-
solving strategies and
geometrical concepts were to be related in a structurally
integrated fashion. This
structure, which was planned to allow the reconstruction of
knowledge on
geometry by design students, went through two stages of
exploration and
analysis. Initially, the challenges were interpreted
according to the instructor´s
viewpoint, hereby represented by the author. In this first
stage, the author tried to
answer the following questions: What thinking strategies
are at play? In what way
can the contents be explored? What are the solutions to the
challenges and how
can they be obtained ? Secondly, the challenges were
presented to the students,
who interacted with the instructor in an individual manner.
From then on, the
students were able to discover new relationships. Their
expectations, reactions
and thinking strategies were observed by the author along
five two-hour meetings
and then analyzed. Three PUC-Rio design students took part
in the research,
which involved taping of their dialogues with the
instructor while attempting to
solve the problems presented to them. In terms of
theoretical framework, one can
say that the investigation was, at first, strongly
influenced by van Hiele`s model
for the development of geometrical thinking. In this case,
the first three of the five
thinking levels proposed by van Hiele (visualization,
analysis and informal
deduction) were noticeable. As to the grouping and
reorganization attempts, not
only of the parts in the proposed exercise structures but
also of the exercises
themselves (considering these as parts of a bigger
structure), they were mostly
based on the gestalt structuralist viewpoint, having Max
Wertheimer as the main
theoretician. Another essential reference was George Polya,
for having shown
the importance of figure sketching, of the use of auxiliary
problems as well as of
the heuristic thinking involved in the process of problem
resolution.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LIST OF FIGURES | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
CHAPTER 6 | |
REFERENCES |