XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: PRODUÇÃO TEXTUAL ON-LINE: UMA PROPOSTA DE CURSO À LUZ DE PRINCÍPIOS SOCIOINTERACIONISTAS Autor: MARISTELA RIVERA TAVARES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
TANIA MARA GASTAO SALIES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 9008
Catalogação: 14/09/2006 Liberação: 14/09/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9008&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9008&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9008
Resumo:
Título: PRODUÇÃO TEXTUAL ON-LINE: UMA PROPOSTA DE CURSO À LUZ DE PRINCÍPIOS SOCIOINTERACIONISTAS Autor: MARISTELA RIVERA TAVARES
Nº do Conteudo: 9008
Catalogação: 14/09/2006 Liberação: 14/09/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9008&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9008&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9008
Resumo:
Esta pesquisa é um estudo teórico-exploratório sobre a
modalidade de ensino a distância - EAD - via Internet e
sobre o processo de ensino-aprendizagem de produção de
texto em língua materna, on-line. Algumas propostas de
cursos de produção de texto existentes e oferecidos na
internet foram criticamente analisadas e se mostraram
afastadas de práticas de linguagem que envolvem e
privilegiam os pressupostos interacionais, uma vez que
colocam a construção do sentido no texto e não na
interação. A partir do levantamento das necessidades e do
perfil de um público-alvo selecionado, nossa proposta é
planejar e elaborar um curso de produção de texto em
língua materna a distância, via Internet, que preencha as
lacunas deixadas pelos cursos avaliados, ou seja, que
privilegie não somente o conteúdo, mas principalmente a
interação entre os participantes, a retextualização da
oralidade para a escrita, o dialogismo e outras práticas
de linguagem socio-interacionalmente ancoradas. Para tal,
revisamos a literatura em EAD e ensino-aprendizagem de
produção de textos, analisamos cursos existentes e fizemos
pesquisa de campo com uma turma de produção de texto do
curso de Letras da PUC-Rio. Os dados da analise de
necessidades foram obtidos via observação de sala de aula,
entrevista com a professora e questionário.