XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: EFEITO-PROFESSOR?: UM ESTUDO SOBRE PERFIS DOCENTES NOS SETORES PÚBLICO E PRIVADO Autor: CECILIA MARIA MARAFELLI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ZAIA BRANDAO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 21695
Catalogação: 20/06/2013 Liberação: 20/06/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21695&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21695&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21695
Resumo:
Título: EFEITO-PROFESSOR?: UM ESTUDO SOBRE PERFIS DOCENTES NOS SETORES PÚBLICO E PRIVADO Autor: CECILIA MARIA MARAFELLI
Nº do Conteudo: 21695
Catalogação: 20/06/2013 Liberação: 20/06/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21695&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21695&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21695
Resumo:
O presente trabalho está situado em um contexto mais amplo, o das
pesquisas que investigam instituições educacionais que alcançam resultados
positivos em avaliações oficiais, sejam elas do setor público ou do setor privado.
É um recorte de outra pesquisa mais ampla, intitulada Contextos institucionais e a
construção da qualidade do ensino na educação básica e que vem sendo
desenvolvida desde 2009 pelo SOCED – Grupo de Pesquisa em Sociologia da
Educação. Foi utilizado material empírico derivado de um survey composto de
distintos questionários aplicados aos pais, alunos e professores, de dez escolas,
quatro públicas municipais e seis do setor privado na cidade do Rio de Janeiro. Do
questionário respondido pelos professores foi obtida a maior parte dos dados
utilizados. A pesquisa objetivou investigar o papel do professor nesse universo a
partir da análise de dados como o nível socioeconômico, condições de trabalho,
trajetórias profissionais, práticas pedagógicas, visões e expectativas acerca dos
alunos. Foi estabelecida uma comparação entre as escolas de melhores resultados
dentro do conjunto investigado, uma pública e uma do sistema privado, buscando
identificar as características dos professores e de suas práticas que produzem bons
desempenhos discentes, independentemente das diferenças entre os subsistemas
escolares em que estejam inseridos. Com base no material empírico produzido,
levantamos algumas hipóteses sobre o efeito-professor na produção de
trajetórias escolares de sucesso.