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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: AS MÚLTIPLAS FACES DE MADAME SATÃ : ESTÉTICAS E POLÍTICAS DO CORPO Autor: GEISA RODRIGUES LEITE DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANA PAULA VEIGA KIFFER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 17353
Catalogação: 26/04/2011 Liberação: 26/04/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17353&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17353&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17353
Resumo:
Título: AS MÚLTIPLAS FACES DE MADAME SATÃ : ESTÉTICAS E POLÍTICAS DO CORPO Autor: GEISA RODRIGUES LEITE DA SILVA
Nº do Conteudo: 17353
Catalogação: 26/04/2011 Liberação: 26/04/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17353&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17353&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17353
Resumo:
Madame Satã é sem dúvida um dos representantes mais ilustres da
malandragem da Lapa boêmia da primeira metade do século XX. Mas o
personagem reúne, ainda, traços que o inserem em outras categorias, tais como,
negro, homossexual e marginal. Esta tese busca desvendar um complexo processo
em que se imbricam a apropriação (e resignificação) simbólica do malandro e a
aplicação de estratégias biopolíticas sobre os corpos fora da norma. Os
desdobramentos identitários de Madame Satã sugerem também uma potência
política a ser explorada. Ao longo dos anos, as interpretações do personagem vão
das mais conservadoras às mais transgressoras, deixando entrever, além dos
diferentes contextos em que se inserem, os distintos projetos estéticos e políticos
delineados. O objetivo principal deste trabalho é analisar o percurso de Madame
Satã e promover uma reflexão sobre o poder de instrumentalização do corpo,
tendo como horizonte a produção de subjetividades contemporâneas. Além do
período em que o personagem se insere, dois momentos específicos são
analisados: a década de setenta, quando retornará à cena midiática via uma
entrevista concedida ao jornal O Pasquim e publicará uma autobiografia, e o
início do século XXI, a partir do lançamento do filme Madame Satã, de Karim
Aïnouz.