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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DO PARÁ E AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO PARÁ Autor: ELINILZE GUEDES TEODORO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANA WALESKA POLLO CAMPOS MENDONCA - ORIENTADOR
RONALDO MARCOS DE LIMA ARAUJO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 16671
Catalogação: 29/12/2010 Liberação: 29/12/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16671&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16671&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16671
Resumo:
Título: ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DO PARÁ E AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO PARÁ Autor: ELINILZE GUEDES TEODORO
RONALDO MARCOS DE LIMA ARAUJO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 16671
Catalogação: 29/12/2010 Liberação: 29/12/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16671&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16671&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16671
Resumo:
O presente trabalho tem como objeto de estudo a trajetória de
transformações da Escola Técnica Estadual do Pará (ETEPA) desde as suas
origens como Centro Interescolar, impulsionada pela implementação das políticas
de educação profissional no Estado do Pará, até a instalação da ETEMB, após as
reformas educacionais dos anos de 1990. O estudo trabalha com o período
demarcado entre 1980 e 2003, ano em que a pesquisa de campo evidenciou que
iniciaram novas mudanças educacionais na educação profissional do Estado e a
escola passa à gestão de uma Organização Social. Aborda-se nesse trabalho a
história da instituição escolar conforme a proposta de Magalhães (1999) e Barroso
(2007), em que a categoria da cultura escolar tal como compreende Vinão (2006),
é o pano de fundo onde se dá o estudo historiográfico e a discussão das políticas
educacionais dá-se com apoio de Cunha (1975, 2000) e Warde (1979). A pesquisa
iniciou com a organização de fontes bibliográficas, em seguida direcionou-se à
busca de documentos em fontes como portarias, resoluções, decretos, atas de
reuniões, relatórios de gestão, notícias em impressos escolares e na imprensa da
cidade, recorrendo finalmente às entrevistas a membros da equipe de
administração, diretores da escola, professores e ex-alunos. Mediante os dados
obtidos nesse estudo sustentamos que, em face das políticas nacionais e do
Estado, de suas articulações, desarticulações, assincronias e insuficiências foram
produzidos momentos de sombra nos quais, contraditoriamente, se deixou espaço
para o protagonismo docente, no âmbito da organização escolar.