XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: ESCOLA EM CICLOS: O DESAFIO DA HETEROGENEIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA Autor: CREMILDA BARRETO COUTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ARTHUR V HILL - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 12062
Catalogação: 13/08/2008 Liberação: 13/08/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12062&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12062&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12062
Resumo:
Título: ESCOLA EM CICLOS: O DESAFIO DA HETEROGENEIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA Autor: CREMILDA BARRETO COUTO
Nº do Conteudo: 12062
Catalogação: 13/08/2008 Liberação: 13/08/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12062&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12062&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12062
Resumo:
O objetivo da pesquisa é investigar a proposta de ciclos no
contexto da prática em relação ao atendimento à
eterogeneidade referente ao desempenho dos alunos. Utilizou-
se como referencial Ball e Bowe (ciclos de política) e
autores nacionais que têm pesquisado a escola em ciclos no
Brasil como Sá Barreto, Gomes, Mainardes e outros.
Investigou-se o cotidiano de uma escola do Município de
Casimiro de Abreu no Estado do Rio de Janeiro
considerada referência. A análise baseou-se em observação
da sala de aula de um professor, entrevistas semi-
estruturadas e documentos. A prática investigada aponta
possibilidades de atendimento efetivo da heterogeneidade na
escola em ciclos. Os dados revelaram a importância do
planejamento de atividades diferenciadas, do agrupamento de
alunos baseado em diferentes níveis, das estratégias
didáticas com ênfase em arte e música, da avaliação
diagnóstica e do apoio pedagógico.