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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: OS IMPASSES DA INTERPRETAÇÃO: O PAPEL DO SILÊNCIO NA RECEPÇÃO DA OBRA POÉTICA DE MALLARMÉ E DA PINTURA DE CÉZANNE Autor: OLGA DONATA GUERIZOLI KEMPINSKA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUIZ DE FRANCA COSTA LIMA FILHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 11772
Catalogação: 13/06/2008 Liberação: 13/06/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11772&idi=1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11772&idi=3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11772
Resumo:
Título: OS IMPASSES DA INTERPRETAÇÃO: O PAPEL DO SILÊNCIO NA RECEPÇÃO DA OBRA POÉTICA DE MALLARMÉ E DA PINTURA DE CÉZANNE Autor: OLGA DONATA GUERIZOLI KEMPINSKA
Nº do Conteudo: 11772
Catalogação: 13/06/2008 Liberação: 13/06/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11772&idi=1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11772&idi=3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11772
Resumo:
A noção de silêncio na linguagem da arte está geralmente
associada a uma
certa crise dessa linguagem. De fato, tal é o que ocorre
na
obra poética de
Stéphane Mallarmé e na pintura de Paul Cézanne que, desde
há mais de um
século, colocam perante seus leitores e seus espectadores
o
problema de sua
insistente dificuldade. Essa tese propõe deslocar o
estudo
da questão do silêncio
na obra de arte para o âmbito da estética da recepção,
buscando ver no silêncio
sobretudo um não-dito da obra, um lugar vazio e
excepcionalmente difícil de ser
preenchido. Com isso, o silêncio deixa-se apreender aqui
como um lugar vazio
aporético, um lugar de encontro daquelas interpretações
opostas que se
manifestam na história da recepção das obras em questão.
No
caso de Mallarmé e
de Cézanne, as aporias interpretativas adquirem, aliás,
um
peso excepcional, uma
vez que dizem respeito a aspectos fundamentais das
respectivas linguagens e
também às garantias de sua comunicabilidade, consolidando-
se, a saber, na
questão da referencialidade da linguagem poética e na
questão da construção do
espaço em pintura. Por fim, o desdobramento da noção de
silêncio na experiência
da contradição de interpretações possíveis no ato da
recepção torna também
visível e pertinente a questão do papel desempenhado pelo
acaso no todo da
linguagem da arte.