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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: O PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO BRASIL (1759-1879): ASPECTOS HISTÓRICOS Autor: FLAVIA DOS SANTOS SOARES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JOÃO BOSCO PITOMBEIRA FERNANDES DE CARVALHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 10098
Catalogação: 29/06/2007 Liberação: 29/06/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10098&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10098&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10098
Resumo:
Título: O PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO BRASIL (1759-1879): ASPECTOS HISTÓRICOS Autor: FLAVIA DOS SANTOS SOARES
Nº do Conteudo: 10098
Catalogação: 29/06/2007 Liberação: 29/06/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10098&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10098&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10098
Resumo:
O objetivo da tese é fazer uma caracterização do professor
de Matemática no Brasil desde a expulsão dos jesuítas até
os últimos anos do Império cobrindo o período que vai de
1759 até 1879. Essa caracterização é realizada a partir da
análise dos conhecimentos necessários ao professor que
ensinava Matemática e nas exigências legais feitas pelo
governo imperial para o exercício do magistério primário e
secundário nas épocas destacadas. Para construir uma
caracterização do professor é feita uma pesquisa histórica
utilizando-se a análise documental das provas dos exames de
concursos para professores de Primeiras Letras e para
professores do ensino secundário público e particular,
aliadas à análise da legislação vigente nos anos
correspondentes. O foco escolhido para o estudo é o
município da Corte do Rio de Janeiro em vista de sua
importância política, econômica e social como sede do
governo imperial, bem como por sua representatividade no
que diz respeito à Instrução pública. Assim, este trabalho
se propõe a refletir sobre o professor de Matemática
abordando questões relacionadas a sua profissionalização,
em especial, aos pré-requisitos para o exercício da
profissão de professor e à admissão aos cargos do
magistério público e particular ao longo do período
analisado e do estudo dos instrumentos legais que
regulamentavam esse exercício, ou seja, a legislação
vigente e os sistemas de concurso.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |