XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: COMMENT ET JUSQU OÙ IL SERAIT POSSIBLE DE PENSER AUTREMENT? UNE LECTURE CRITIQUE DU PROJET PHILOSOPHIQUE DE MICHEL FOUCAULT Autor: FERNANDA GOMES DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
KATIA RODRIGUES MURICY -
Nº do Conteudo: 9773
Catalogação: 11/04/2007 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9773@1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9773@3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9773
Resumo:
Título: COMMENT ET JUSQU OÙ IL SERAIT POSSIBLE DE PENSER AUTREMENT? UNE LECTURE CRITIQUE DU PROJET PHILOSOPHIQUE DE MICHEL FOUCAULT Autor: FERNANDA GOMES DA SILVA
Nº do Conteudo: 9773
Catalogação: 11/04/2007 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9773@1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9773@3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9773
Resumo:
Cette dissertation est une lecture du travail de Michel
Foucault dans la perspective
d un projet philosophique. Pour faire cet tâche nous avons
privilégié les textes dans il
marque l espace que faire possible ses recherches,
répondre des questions à propos de
l investigation historique-philosophique, analyse en
retrospective son travail même.
A partir de cet abordage il a été possible d élucider le
propre de la discrition
archèologique et s articulation avec la philosophie et des
outres dimensions de son
travail et nous avons posé en face d une constant
problematization des rapports entre
le sujet et la verité. Alors, nous avon suspendu
l interpretation dèjá consolidés à
propos de l´ouvre de Michel foucault, que d une façon
général classifie son travail
comme : textes archéologiques lesquels à propos du savoir
(annés 1960), textes
généalogiques lesquels à propos du pouvoir (annés 70) et
enfin, dans le dernier
moment de sa vie les textes qui s occupent de la question
du sujet. Nous faisons ce
recul à cause de la lecture plus fréquent, affaiblit son
projet à mesure que ne permet
pas de voir des rapports entre le discours et d outres
pratiques non-discoursives.
Notre conclusion indique, encore, par une définicion de
son projet comme une tâche e
nom comme um système. Un exercice philosophique, de fort
inspiration dans la
philosophie critique de Kant, que peut se résumer dans la
question de savoir
Comment et jusqu où il serait possible de penser
autrement? ; se déprendre de soi- même.
Descrição | Arquivo |
COVER, THANKS, RESUMO, RÉSUMÉ AND SUMMARY | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CONCLUSION | |
REFERENCES |