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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: COMO E ATÉ ONDE É POSSÍVEL PENSAR UM OUTRO PENSAMENTO? UMA LEITURA CRÍTICA DO PROJETO FILOSÓFICO DE MICHEL FOUCAULT Autor: FERNANDA GOMES DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
KATIA RODRIGUES MURICY - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 9773
Catalogação: 11/04/2007 Liberação: 11/04/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9773@1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9773@3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9773
Resumo:
Título: COMO E ATÉ ONDE É POSSÍVEL PENSAR UM OUTRO PENSAMENTO? UMA LEITURA CRÍTICA DO PROJETO FILOSÓFICO DE MICHEL FOUCAULT Autor: FERNANDA GOMES DA SILVA
Nº do Conteudo: 9773
Catalogação: 11/04/2007 Liberação: 11/04/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9773@1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9773@3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9773
Resumo:
Esta Dissertação propõe uma leitura do trabalho de Michel
Foucault na perspectiva
de um projeto filosófico. Para empreender esta tarefa
privilegiamos os textos em que
ele demarca o espaço que torna possível as suas pesquisas,
responde a questões
direcionadas à sua investigação histórico-filosófica,
analisa, em retrospectiva, o seu
próprio trabalho. Essa opção de abordagem nos possibilitou
elucidar a especificidade
da descrição arqueológica e sua articulação com a
filosofia e com outras dimensões
do seu trabalho e nos colocou diante de uma constante
problematização das relações
que o sujeito estabelece com a verdade. Assim, deixamos em
suspenso as
interpretações já consolidadas em torno de sua obra, que
em geral a classificam
como: textos arqueológicos que têm por tema o saber
(década de 60), textos
genealógicos que tematizam o poder (década de 70) e, por
fim, nos últimos anos de
sua vida textos preocupados com a questão do sujeito.
Fazemos esse recuo por
pensarmos que a leitura, acima descrita, enfraquece seu
projeto pois impossibilita
visualizar as relações que se estabelecem entre o discurso
e as demais práticas não
discursivas. As nossas conclusões apontam, ainda, para a
definição do seu projeto
como uma tarefa e não como um sistema. Um exercício
filosófico, de forte inspiração
na filosofia crítica de Kant, que pode ser resumido na
questão de saber como e até
onde seria possível pensar de outro modo; desprender-se de
si.