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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: PASSADOS, PRESENTES E PRESENÇAS: A SIMULTANEIDADE HISTÓRICA EM HANS ULRICH GUMBRECHT Autor: LUCIANA BARROSO GATTASS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
HEIDRUN FRIEDEL KRIEGER OLINTO DE OLIVEIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 10742
Catalogação: 23/10/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10742@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10742@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10742
Resumo:
Título: PASSADOS, PRESENTES E PRESENÇAS: A SIMULTANEIDADE HISTÓRICA EM HANS ULRICH GUMBRECHT Autor: LUCIANA BARROSO GATTASS
Nº do Conteudo: 10742
Catalogação: 23/10/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10742@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10742@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10742
Resumo:
Passados, Presentes e Presenças: A Simultaneidade
Histórica em Hans
Ulrich Gumbrecht. Tomando o experimento historiográfico,
Em 1926: Vivendo
no Limite do Tempo de Hans U. Gumbrecht como ponto de
partida, visa-se aqui
investigar certos aspectos centrais nos estudos teóricos
de literatura atuais. É com
um inusitado Manual do Usuário que Gumbrecht inaugura sua
indagação acerca
das possibilidades de um texto (vs. uma miríade de
recursos midiáticos
disponíveis) simular no leitor o efeito de imediação
completa. Compartilhando
deste desejo de formulação de uma história sensível - onde
presença está como
outro do sentido - pretende-se encaminhar uma discussão
acerca da proposta de
produção de presença - vinculada a seu projeto de
materialidade nos processos
comunicativos, artísticos e literários. Propõe-se discutir
implicações teóricas do
experimento de Gumbrecht contrapostas a outros modelos
inovadores de
representação do passado, tais como os discutidos por
expoentes da escola dos
Annales - em particular, Michel de Certeau, François Furet
e Paul Veyne.
Segundo Gumbrecht, a simulação de imediação reduziria a
ênfase sobre a prática
hermenêutica do conhecimento do passado. Portanto, neste
palco sem atores
parece imperar a materialidade dos elementos envolvidos
nos processos
comunicativos. Neste âmbito cabe perguntar: seria
plausível a teorização acerca
destas novas formas comunicativo-literárias - que em toda
a sua inegável
virtualidade não deixam de acentuar afetos e
sensibilidades, minimizando (sem
excluí-las) formas de racionalização?
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |