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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: PODCASTS NO ENSINO DE ALEMÃO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM ESTUDO DO IMPACTO DE UMA NOVA TECNOLOGIA Autor: PAULO DE CARVALHO JUNIOR
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
BARBARA JANE WILCOX HEMAIS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 22783
Catalogação: 01/04/2014 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22783@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22783@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22783
Resumo:
Título: PODCASTS NO ENSINO DE ALEMÃO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM ESTUDO DO IMPACTO DE UMA NOVA TECNOLOGIA Autor: PAULO DE CARVALHO JUNIOR
Nº do Conteudo: 22783
Catalogação: 01/04/2014 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22783@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22783@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22783
Resumo:
Este trabalho investiga o emprego de podcasts de programas de rádio e televisão da Alemanha nas aulas de Alemão como Língua Estrangeira em níveis B2 e C1 do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas no Ensino Médio. Através desta tecnologia, é possível ter acesso rápido e gratuito a materiais autênticos de áudio ou vídeo, de forma que professores passam a ter um leque mais amplo de recursos para suas aulas e alunos passam a ter contato com a língua produzida com outros fins, que não didáticos. Considerando as proposições apresentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, os níveis de referência descritos no Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas e os objetivos traçados no Rahmenplan Deutsch als Fremdsprache für das Auslandsschulwesen (Quadro de Alemão como Língua Estrangeira para as escolas no exterior), o trabalho discute o potencial e as limitações do uso desta tecnologia como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem de Alemão como Língua Estrangeira no contexto escolar. A partir dos pressupostos da Teoria da Atividade, o trabalho procura investigar de que forma a implementação dos podcasts afeta o sistema da atividade da aula de Alemão como Língua Estrangeira nas perspectivas de professores e alunos em uma escola bilíngue da cidade do Rio de Janeiro.