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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: ESCOLHA DE ESCOLA PELAS CAMADAS POPULARES E NOVA CLASSE MÉDIA: EXPECTATIVAS E POSSIBILIDADES Autor: MARLUCE CARVALHO DE SOUZA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 20679
Catalogação: 07/11/2012 Liberação: 07/11/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20679@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20679@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20679
Resumo:
Título: ESCOLHA DE ESCOLA PELAS CAMADAS POPULARES E NOVA CLASSE MÉDIA: EXPECTATIVAS E POSSIBILIDADES Autor: MARLUCE CARVALHO DE SOUZA
Nº do Conteudo: 20679
Catalogação: 07/11/2012 Liberação: 07/11/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20679@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20679@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20679
Resumo:
A dissertação Escolha de escola pelas camadas populares e nova classe média é resultado da pesquisa desenvolvida junto a famílias cujos filhos estão matriculados no sexto ano do Ensino Fundamental em duas escolas, uma pública e uma privada, em um município vizinho do Rio de Janeiro. Essas escolas são consideradas de prestígio na cidade. Através de um questionário aplicado a 100 pais da escola pública e 60 pais da escola privada (o retorno foi de 83 questionários) e realizadas 20 entrevistas, 18 junto aos pais e 2 à equipe pedagógica da escola pública, foi possível perceber os motivos de escolha de escola, as concepções que as famílias possuem a respeito da qualidade de ensino e as expectativas que têm em relação ao futuro que advém do processo de escolarização de seus filhos. Um dado que emergiu como significativo foi a importância de valores morais e éticos transmitidos pela escola, dado esse encontrado nas falas de pais católicos e evangélicos, os quais por prezarem tais valores esperam que a escola os transmita aos seus filhos.