XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: CONTRIBUIÇÕES DO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: SABERES PRÁTICOS E FORMAÇÃO PROFISSIONAL Autor: NATANAEL FREITAS CABRAL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
GILDA DE LA ROCQUE PALIS - ORIENTADOR
JOSE MOYSES ALVES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 38146
Catalogação: 21/05/2019 Liberação: 21/05/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38146@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38146@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38146
Resumo:
Título: CONTRIBUIÇÕES DO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: SABERES PRÁTICOS E FORMAÇÃO PROFISSIONAL Autor: NATANAEL FREITAS CABRAL
JOSE MOYSES ALVES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 38146
Catalogação: 21/05/2019 Liberação: 21/05/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38146@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38146@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38146
Resumo:
Nessa pesquisa procurei investigar que saberes práticos um futuro professor
de Matemática desenvolveu para sua formação profissional quando participou das
atividades do Laboratório de Educação Matemática da Universidade da Amazônia
(Lema/UNAMA). Trata-se de um estudo de caso no qual identifiquei traços da
aquisição de saberes práticos desse futuro professor quando ministrava aulas para
alunos de escolas públicas, no campus da UNAMA, no contexto do
Lema/UNAMA, e, sob minha orientação. Observei as aprendizagens voltadas para
as formas de organização, de argumentação e de avaliação dos conteúdos
trabalhados durante a condução dessas aulas as quais denominei de situações
antecipadas de ensino - SAE. Todas as SAE foram registradas em vídeos que,
uma vez transcritos, serviram de base para dirigir as reflexões durante as
entrevistas subsequentes a cada aula. Em suma, os resultados mostraram quatro
aprendizagens significativas nos saberes práticos do futuro professor, são eles: o
rompimento com o discurso egocêntrico; a adoção do discurso descentradoconceitual;
a valorização do conhecimento pedagógico-disciplinar; e a autonomia
(moral e intelectual) mediada pela colaboração.