$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: DETECÇÃO DE ANOMALIAS DE CÓDIGO ARQUITETURALMENTE RELEVANTES EM SISTEMAS DE SOFTWARE
Autor: ISELA MACIA BERTRAN
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ARNDT VON STAA - ORIENTADOR
ALESSANDRO FABRICIO GARCIA - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 23946
Catalogação:  29/01/2015 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23946@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23946@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23946

Resumo:
Anomalias de código podem sinalizar a degradação da arquitetura de software. No entanto, a identificação de anomalias de código arquiteturalmente relevantes (ou seja, aquelas que implicam em deficiências arquiteturais) é particularmente difícil devido: (i) a falta de compreensão sobre a relação existente entre anomalias de código e degradação arquitetural, (ii) ao fato do processo de detecção de anomalias ter como foco somente o código fonte, sem considerar como ele se relaciona com sua arquitetura, e (iii) a falta de conhecimento sobre a confiabilidade das técnicas de detecção em revelar anomalias de código que são arquiteturalmente relevantes. Esta tese apresenta técnicas para identificar anomalias de código que são arquiteturalmente relevantes. Métricas sensíveis à arquitetura e estratégias de detecção foram definidas para superar as limitações das técnicas de detecção convencionais. Estas métricas e estratégias aproveitam rastros que podem ser estabelecidos entre as visões arquiteturais e a implementação dos sistemas. A tese também documenta padrões de anomalias de código (ou seja, relações recorrentes de anomalias) que estão relacionados com problemas arquiteturais. Uma ferramenta, chamada de SCOOP, foi desenvolvida para coletar as métricas sensíveis à arquitetura, aplicar as novas estratégias de detecção, e identificar os padrões de anomalias de código. Usando esta ferramenta, a técnica proposta foi avaliada em uma série de estudos empíricos, comparando sua acurácia com técnicas convencionais de detecção durante o processo de identificação de anomalias de código que são arquiteturalmente relevantes.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, ABSTRACT, RESUMO, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
CAPÍTULO 8  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui