XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: SCHOOL CLIMATE - A SOCIOLOGICAL STUDY OF A PRESTIGIOUS PUBLIC SCHOOL Autor: VERENA GIGLIO DE MEDEIROS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ZAIA BRANDAO - ADVISOR
Nº do Conteudo: 11054
Catalogação: 18/12/2007 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11054@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11054@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11054
Resumo:
Título: SCHOOL CLIMATE - A SOCIOLOGICAL STUDY OF A PRESTIGIOUS PUBLIC SCHOOL Autor: VERENA GIGLIO DE MEDEIROS
Nº do Conteudo: 11054
Catalogação: 18/12/2007 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11054@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11054@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11054
Resumo:
This study finds itself in the context of other similar
investigations dealing with school institutions considered
of superior quality. It was aimed at identifying the
general atmosphere of a prestigious educational
institution, emphasizing the characteristics of such
efficient organizations. It attempted to articulate both
macro and micro perspectives, which would then allow us to
narrow down the singularity of this institution. During
the first half of the study, student, parent and staff
profiles were built based on previous research conducted
by SOCED - Research Group in Education Sociology from PUC-
Rio, which I am part of, titled Teaching Quality
Production Process, where nine institutions, crowned by
local media as some of Rio de Janeiro s finest schools,
were included. During the second half, a field research
was conducted attempting to take a closer look at some of
the peculiarities and reasons that set this institution
apart from others in the same researched universe. The
institution s school climate - the specific focus of this
research - seems to be the result of how available resources
are articulated, and triggered by the engagement and the
predisposition of the majority of the school agents to
overcome dificulties and strengthen its teams.