XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: CLIMA ESCOLAR UM ESTUDO SOCIOLÓGICO DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE EXCELÊNCIA Autor: VERENA GIGLIO DE MEDEIROS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ZAIA BRANDAO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 11054
Catalogação: 18/12/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11054@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11054@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11054
Resumo:
Título: CLIMA ESCOLAR UM ESTUDO SOCIOLÓGICO DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE EXCELÊNCIA Autor: VERENA GIGLIO DE MEDEIROS
Nº do Conteudo: 11054
Catalogação: 18/12/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11054@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11054@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11054
Resumo:
Este trabalho situa-se no contexto das pesquisas que
investigam as instituições escolares consideradas de
excelência. Objetivou identificar o clima de uma escola de
prestígio, orientado pelas características das escolas
eficazes. Pretendeu articular as dimensões macro e micro,
que permitissem uma aproximação à singularidade da
instituição. Na primeira parte foram construídos perfis de
alunos, pais e professores, a partir de um survey
realizado pelo SOCED - Grupo de Pesquisa em Sociologia da
Educação da PUC-Rio, do qual participo, na pesquisa
Processos de Produção de Qualidade de Ensino, da qual
constam nove escolas consideradas pela mídia, como algumas
das melhores da cidade do Rio de Janeiro. Na segunda
parte, foi realizado um trabalho de campo, buscando um
olhar mais próximo, que apontasse as peculiaridades e as
razões de sua distinção no universo pesquisado. O clima
escolar da instituição, recorte específico desta pesquisa,
parece decorrer, principalmente, da forma como se
articulam os recursos disponíveis, a partir do engajamento
e a predisposição da maioria dos agentes escolares, para
superação das dificuldades, e o fortalecimento das equipes.