XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: DESIGN DE E-LEARNING: UM ESPAÇO EM CONSTRUÇÃO Autor: ANA PAULA VIEIRA PEIXOTO MAURO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
REJANE SPITZ - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 13051
Catalogação: 17/02/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13051@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13051@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13051
Resumo:
Título: DESIGN DE E-LEARNING: UM ESPAÇO EM CONSTRUÇÃO Autor: ANA PAULA VIEIRA PEIXOTO MAURO
Nº do Conteudo: 13051
Catalogação: 17/02/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13051@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13051@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13051
Resumo:
Esta pesquisa discute o papel do designer que atua no desenvolvimento de
objetos educacionais virtuais voltados para o treinamento corporativo, inserido em
estruturas produtivas de grande porte e com fins lucrativos. Nossa hipótese é a de que
o design de e-learning não explora os recursos de hipermídia disponíveis de forma
eficiente, em prol do engajamento do aluno. Nosso estudo se estrutura em três partes:
primeiramente, dedicamo-nos a entender as estruturas produtivas de empresas com
fins lucrativos que desenvolvem o e-learning corporativo e analisamos a atuação do
designer nesse contexto. Em um segundo momento, nos debruçamos sobre o
potencial oferecido pelo design de hipermídia, a partir das teorias do emotional
design e do design de experiência, no sentido de se capturar e de se manter o interesse
do usuário aluno. Finalmente, no último capítulo, empreendeu-se um estudo de casos
exemplares encontrados na Internet, nos quais identificamos estratégias que visam a
promoção de experiências imersivas. A partir dessas características, definimos as
categorias que orientaram a análise de um curso a distância, com fins de treinamento
corporativo, mediado pela Internet. Concluímos que o designer exerce um importante
papel no que tange à usabilidade e ao tratamento informacional dos objetos
educacionais virtuais. Entretanto, ao observar-se, por meio da perspectiva oferecida
pelas categorias de análise elencadas a aplicação dos recursos utilizados no exemplo
do e-learning corporativo, verifica-se que o designer subutiliza o potencial dos
recursos de hipermídia hoje disponíveis, os quais poderiam promover um maior grau
de envolvimento do aluno com o conteudo educacional apresentado.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |