OPEN EDUCATIONAL RESOURCE
Title: | IDENTIDADES BRASILEIRAS NO SAMBA-EXALTAÇÃO: UMA CONTRIBUIÇÃO CULTURAL PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ESTRANGEIROS | ||||||||||||||||||||||
Author(s): |
DEISE DULCE BARRETO DE LEMOS |
||||||||||||||||||||||
Institution: | - | ||||||||||||||||||||||
Contributor(s): | - | ||||||||||||||||||||||
Launched: | 01 11:10:20.000000/DEC/2020 | ||||||||||||||||||||||
Type: | ARTIGO | ||||||||||||||||||||||
Language(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||||||||||||||
Reference: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/OER/DataSet.php?strSecao=Resultado&nrSeq=50533@1 | ||||||||||||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.PLE.50533 | ||||||||||||||||||||||
Abstract: | |||||||||||||||||||||||
O presente estudo teve como objetivo observar as identidades dos sujeitos presentes nos sambas de exaltação, um gênero musical de forte representatividade para os brasileiros que fazem parte do carnaval como contexto cultural. Defendemos que a leitura deste gênero textual pode ser uma ferramenta para conhecer as subjetividades do brasileiro deste contexto, compreendendo também sua relação com o carnaval protagonizado pelas escolas de samba e as razões que o levam a fazer parte desse grupo social. Realizamos uma análise qualitativa, de cunho exploratório, em dois sambas-exaltação de duas escolas de samba: uma da cidade do Rio de Janeiro e uma de São Paulo. Os resultados provam o potencial do gênero musical para o ensino de Português como Segunda Língua para Estrangeiros, razão pela qual propomos que seja uma nova ferramenta de trabalho ao docente.
|
|||||||||||||||||||||||
|