Maxwell Logo PUC-Rio Logo
Enlarge Font
Normal Font
Reduce Font
Contrast

OPEN EDUCATIONAL RESOURCE

Title: IDENTIDADES BRASILEIRAS NO SAMBA-EXALTAÇÃO: UMA CONTRIBUIÇÃO CULTURAL PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ESTRANGEIROS
Author(s): DEISE DULCE BARRETO DE LEMOS

Institution: -
Contributor(s): -
Launched: 01 11:10:20.000000/DEC/2020
Type: ARTIGO
Language(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Reference: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/OER/DataSet.php?strSecao=Resultado&nrSeq=50533@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.PLE.50533
Abstract:
O presente estudo teve como objetivo observar as identidades dos sujeitos presentes nos sambas de exaltação, um gênero musical de forte representatividade para os brasileiros que fazem parte do carnaval como contexto cultural. Defendemos que a leitura deste gênero textual pode ser uma ferramenta para conhecer as subjetividades do brasileiro deste contexto, compreendendo também sua relação com o carnaval protagonizado pelas escolas de samba e as razões que o levam a fazer parte desse grupo social. Realizamos uma análise qualitativa, de cunho exploratório, em dois sambas-exaltação de duas escolas de samba: uma da cidade do Rio de Janeiro e uma de São Paulo. Os resultados provam o potencial do gênero musical para o ensino de Português como Segunda Língua para Estrangeiros, razão pela qual propomos que seja uma nova ferramenta de trabalho ao docente.
Description: File: 
NA ÍNTEGRA PDF
 
 

All contents on this interface are available through Creative Commons License Attribution-Noncommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0).

Creative Commons License Icon