Título: | COMO E ATÉ ONDE É POSSÍVEL PENSAR UM OUTRO PENSAMENTO? UMA LEITURA CRÍTICA DO PROJETO FILOSÓFICO DE MICHEL FOUCAULT | |||||||
Autor: |
FERNANDA GOMES DA SILVA |
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Colaborador(es): |
KATIA RODRIGUES MURICY - Orientador |
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Catalogação: | 11/ABR/2007 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9773&idi=1 [fr] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9773&idi=3 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9773 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Esta Dissertação propõe uma leitura do trabalho de Michel
Foucault na perspectiva
de um projeto filosófico. Para empreender esta tarefa
privilegiamos os textos em que
ele demarca o espaço que torna possível as suas pesquisas,
responde a questões
direcionadas à sua investigação histórico-filosófica,
analisa, em retrospectiva, o seu
próprio trabalho. Essa opção de abordagem nos possibilitou
elucidar a especificidade
da descrição arqueológica e sua articulação com a
filosofia e com outras dimensões
do seu trabalho e nos colocou diante de uma constante
problematização das relações
que o sujeito estabelece com a verdade. Assim, deixamos em
suspenso as
interpretações já consolidadas em torno de sua obra, que
em geral a classificam
como: textos arqueológicos que têm por tema o saber
(década de 60), textos
genealógicos que tematizam o poder (década de 70) e, por
fim, nos últimos anos de
sua vida textos preocupados com a questão do sujeito.
Fazemos esse recuo por
pensarmos que a leitura, acima descrita, enfraquece seu
projeto pois impossibilita
visualizar as relações que se estabelecem entre o discurso
e as demais práticas não
discursivas. As nossas conclusões apontam, ainda, para a
definição do seu projeto
como uma tarefa e não como um sistema. Um exercício
filosófico, de forte inspiração
na filosofia crítica de Kant, que pode ser resumido na
questão de saber como e até
onde seria possível pensar de outro modo; desprender-se de
si.
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