Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: LIMITES E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM ESCOLAS COOPERATIVAS NA PERSPECTIVA DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
Autor: INES CRISTINA DI MARE SALLES
Colaborador(es): LEANDRO AUGUSTO MARQUES COELHO KONDER - Orientador
Catalogação: 21/MAR/2007 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9691&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9691&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9691
Resumo:
O estudo investigou o processo de atenção aos alunos com deficiências em duas escolas cooperativas, uma de ensino regular e outra especial. Buscou levantar as concepções de mundo, trabalho, educação e as relações com o paradigma da inclusão escolar. A pesquisa desenvolveu-se na perspectiva qualitativa de cunho sócio-histórico, a qual acentua a relevância social no universo científico. Assim, o diálogo com os trabalhadores, a observação dos alunos e a análise documental se articulou aos estudos teóricos para explicitar as contradições da práxis, em uma espiral entre o particular e o universal. A contribuição de Bakhtin norteou o estudo fazendo emergir o texto e o contexto dos projetos pedagógicos a partir de uma relação ativa entre a pesquisadora e os sujeitos da pesquisa. Compõem esta interlocução os principais pensadores contemporâneos que tratam da temática sob a ótica da literatura de base marxista. A pesquisa evidenciou como limite principal os problemas socioeconômicos e a insipiência do próprio ramo do cooperativismo educacional. Estas dificuldades interferem na remuneração dos cooperados desafiando a manutenção destes espaços escolares. Em termos de potencialidades foi explicitada a afinidade entre os princípios dos projetos pedagógicos e da autogestão com os ideais de uma sociedade mais justa. Em relação ao projeto pedagógico, a centralidade nos alunos vem sendo aprimorada e avaliada como fundamental para os avanços no nível dos vínculos sociais e na aprendizagem formal de todos, não só dos alunos com deficiências.
Descrição: Arquivo:   
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CONSIDERAÇÕES FINAIS, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES PDF