Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: RIO PIRAÍ: MUDANÇAS AMBIENTAIS TRANSFORMAÇÕES SOCIO-CULTURAIS CURSO, PERCURSO E TRANSCURSO DE UM CORPO D´ÁGUA
Autor: ELEN MARIA GOMES CABRAL
Colaborador(es): LUIS CORREA LIMA - Orientador
Catalogação: 22/FEV/2007 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9551&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9551&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9551
Resumo:
Esta dissertação se propõe a constituir uma práxis científico-acadêmica comprometida com a transformação geo-histórico-social de um corpo d´águaobjeto num corpo-d´água-sujeito, ou seja, no reconhecimento de um corpo d´água constituído pelas ações humanas em recortes culturais. Decidiu-se também pela visão biorregional com o objetivo de resgatar uma conexão entre as comunidades humanas (recuperação histórica, simbólica e cultural) e, uma comunidade biótica, pois é imprescindível a obtenção desse tipo de conhecimento para essa pesquisa. Evoca-se o rio Piraí enquanto ícone de pertencimento na construção das identidades socioambientais da população do município de Piraí-RJ, com o propósito de apontarmos elementos para ações afirmativas de cidadania. O curso do rio Piraí sofreu por duas ocasiões modificações significativas provocando grandes mudanças ambientais e conseqüentemente profundas alterações socioculturais. Buscou-se o resgate de sua história pela memória de seus sujeitos, socioambientais, sua sacralização velada e desvelada pelas representações identitárias dos mesmos, e fundamentalmente, sua profanação ambiental. Faz-se necessário a ressignificação dos conceitos de corpo e água, para enfocarmos o corpo-d´água em seu devir sócio-cultural, em seus cursos, percursos e transcursos de territorialidade e (des) territorialidade objetivando a construção de uma nova realidade tendo em vista a qualidade de vida de sua população.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF