Título: | ESTUDOS PARA TEATROLOGIA: CONSIDERAÇÕES SOBRE DIE GEBURT DER TRAGÖDIE, DE FRIEDRICH NIETZSCHE | |||||||
Autor: |
SILVIA MARIA KUTCHMA FORMIGA |
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Colaborador(es): |
LUIZ DE FRANCA COSTA LIMA FILHO - Orientador |
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Catalogação: | 05/JAN/2007 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9438&idi=1 [fr] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9438&idi=3 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9438 | |||||||
Resumo: | ||||||||
A tese parte do seguinte pressuposto: Die Geburt der
Tragödie, de Friedrich
Nietzsche, é um livro sobre teatro e comporta, velada em
suas linhas, uma prematura
teoria para o fenômeno teatral. De fato, esta análise
questiona o nível crítico dos
argumentos de Nietzsche no Ensaio de autocrítica, o texto
de abertura das edições.
Afirmações incansavelmente repetidas e asseveradas ao longo
do século XX. O
ponto de partida é extremamente simples: - É com certo
ceticismo que se
empreende tal exame, buscando colocar em xeque os ditos e
contraditos do autor do
livro impossível, do pretenso problema com chifres,
desmistificando a aura sob
a qual a inteligência nietzschiana esforçou-se por envolver
a publicação de juventude.
Paralelamente, procuro pegar pelo chifre o próprio
raciocínio nietzschiano,
separando Nietzsche dos nietzschianos. Os principais pontos
que orientam a análise
da Tese de Doutorado: a metafísica estética e seus
fundamentos; a apresentação das
linhas básicas de uma inacabada e precoce teoria do teatro
no estudo das fontes do
teatro grego e seus escritos sobre a tragédia; a
investigação da contemporaneidade do
livro em sua própria época e sua inserção em seu próprio
contexto histórico,
buscando sobretudo a elucidação da problemática criação do
mito moderno
nietzschiano.
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