Título: | EM BUSCA DE LUIZ SÉRGIO PERSON: UM CINEASTA NA CONTRAMÃO 1960 - 1976 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
CANDIDA MARIA MONTEIRO RODRIGUES DA COSTA |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Colaborador(es): |
ANGELUCCIA BERNARDES HABERT - Orientador |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Catalogação: | 27/NOV/2006 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||||||||||||||||||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9340&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9340&idi=2 |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9340 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
A proposta dessa pesquisa é situar a obra do cineasta
paulista Luiz Sérgio Person
(1936-1976) no cenário cultural brasileiro dos anos 1960.
O documentário que sua
filha, Marina Person, realiza para entender a perda do
pai
é o ponto de partida do
estudo. O filme Person (1999) traz questões sobre o
resgate da memória, a constituição
da identidade e a subjetividade da narrativa
autobiográfica. Do filme emerge a obra
desse original realizador que promove uma virada temática
no cinema brasileiro de sua
época. Person inaugura a problemática do homem de classe
média urbano, vítima do
desenvolvimento econômico. Em sua trajetória destacam-se
os debates travados sobre o
conceito nacional-popular, o movimento do Cinema Novo, o
cinema de autor e ainda o
cinema do Terceiro Mundo. Tais debates colocam Person em
confronto com o grupo
cinemanovista e enquadram o universo desse estudo.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|