Título: | TEXTO E CONTEXTO DA RELAÇÃO ALUNO, ESCOLA E SABER | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
AUGUSTO CESAR ROSITO FERREIRA |
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Colaborador(es): |
MENGA LUDKE - Orientador |
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Catalogação: | 13/NOV/2006 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9273&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9273&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9273 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O estudo focaliza as relações entre alunos do ensino médio
de escola pública e
o saber escolar. Ele se inspirou prioritariamente na obra
de Bernard Charlot e
utilizou dois procedimentos básicos usados por ele em
várias pesquisas sobre o
tema: balanços do saber, efetuados pelos próprios
estudantes, e entrevistas
realizadas com eles, em grupo e individualmente. Um diário
de campo completou
os dados sobre os quais as análises foram feitas. As
constatações confirmam a
importância da origem sócio-econômica dos alunos em suas
relações com o saber,
como afirma Charlot, entre outros, mas sugere também
outros tipos de relações,
mais ligadas à valorização de certas disciplinas em
detrimento de outras, ou de
certas relações interpessoais de relevância na vida
acadêmica dos alunos
investigados. Como outras pesquisas já vêm constatando, o
estudo confirma que a
influência de fatores sócio-econômicos, ainda que muito
importante, entra em
combinação com outros fatores na definição das relações
entre os estudantes e o
saber escolar.
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