Título: | A AURA DO LIVRO NA ERA DE SUA REPRODUTIBILIDADE TÉCNICA | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
FELIPE GOMBERG |
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Colaborador(es): |
VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO - Orientador |
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Catalogação: | 07/NOV/2006 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9245&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9245&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9245 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Com a reprodutibilidade técnica, segundo Walter Benjamin,
a obra de arte,
ao aproximar-se do humano, sendo difundida em inúmeras
cópias circulantes,
perderia o caráter único que a distinguia na sua
sacralidade pré-industrial, isto é,
perderia a aura. A hipótese deste trabalho é a de que o
livro impresso, apesar de
ser um produto da indústria cultural, preservaria ainda
hoje algo dessa aura de que
nos fala Benjamin, como um traço remanescente de sua longa
história. Nesse
sentido, faz-se um recuo no tempo, partindo-se da
preeminência da escrita na
cultura ocidental como fato fundamental no processo de
auratização do livro, com
o objetivo de refletir sobre as possíveis razões da
sobrevivência de seu prestígio
como meio de comunicação e como produto cultural no início
do século XXI, isto
é, numa época caracterizada pela revolução comunicacional
gerada pelo avanço
dos meios eletrônicos e digitais.
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