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Título: PORQUE A PALAVRA NÃO ADIANTA: UM ESTUDO DAS RELAÇÕES ENTRE SURDOS/AS E OUVINTES EM UMA ESCOLA INCLUSIVA NA PERSPECTIVA INTERCULTURAL
Autor: SILVIA MARIA FANGUEIRO PEDREIRA
Colaborador(es): VERA MARIA FERRAO CANDAU - Orientador
Catalogação: 25/SET/2006 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9041&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9041&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9041
Resumo:
Esse trabalho tem como questão central problematizar o discurso da escola inclusiva como a forma mais eficaz de promover a universalização do acesso à educação e a atenção à diversidade, tendo como foco a inclusão escolar de alunos/as surdos/as na perspectiva intercultural. Com base na concepção de linguagem e de aprendizagem como processos sociais e dialógicos, de surdez como uma diferença cultural e dos/as surdos/as como indivíduos que se constituem como sujeitos na Língua de Sinais, foi realizado um estudo de caso de cunho etnográfico numa escola inclusiva por um período de seis meses, com o objetivo de investigar os limites e as possibilidades das relações entre surdos/as e ouvintes com a presença de intérpretes de Língua de Sinais. Para tanto, foram feitas observações do cotidiano escolar e realizadas um total trinta e sete entrevistas individuais e semi-estruturadas com professores/as, alunos/as surdos/as, alunos/as ouvintes e intérpretes de Língua de Sinais. Os resultados obtidos nessa pesquisa apontam a necessidade de refletir sobre as implicações negativas da inclusão escolar de surdos/as, sob os pontos de vista lingüístico, educacional e identitário e sobre o papel do/a intérprete educacional na escola inclusiva.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF