Título: | PORQUE A PALAVRA NÃO ADIANTA: UM ESTUDO DAS RELAÇÕES ENTRE SURDOS/AS E OUVINTES EM UMA ESCOLA INCLUSIVA NA PERSPECTIVA INTERCULTURAL | |||||||
Autor: |
SILVIA MARIA FANGUEIRO PEDREIRA |
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Colaborador(es): |
VERA MARIA FERRAO CANDAU - Orientador |
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Catalogação: | 25/SET/2006 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9041&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9041&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9041 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Esse trabalho tem como questão central problematizar o
discurso da escola inclusiva como a forma mais eficaz de
promover a universalização do acesso à educação e a
atenção à diversidade, tendo como foco a inclusão escolar
de alunos/as surdos/as na perspectiva intercultural. Com
base na concepção de linguagem e de aprendizagem como
processos sociais e dialógicos, de surdez como uma
diferença cultural e dos/as surdos/as como indivíduos que
se constituem como sujeitos na Língua de Sinais, foi
realizado um estudo de caso de cunho etnográfico numa
escola inclusiva por um período de seis meses, com o
objetivo de investigar os limites e as possibilidades das
relações entre surdos/as e ouvintes com a presença de
intérpretes de Língua de Sinais. Para tanto, foram feitas
observações do cotidiano escolar e realizadas um total
trinta e sete entrevistas individuais e semi-estruturadas
com professores/as, alunos/as surdos/as, alunos/as
ouvintes e intérpretes de Língua de Sinais. Os resultados
obtidos nessa pesquisa apontam a necessidade de refletir
sobre as implicações negativas da inclusão escolar de
surdos/as, sob os pontos de vista lingüístico, educacional
e identitário e sobre o papel do/a intérprete educacional
na escola inclusiva.
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