Título: | CHICO BUARQUE: ENTRE O POPULAR E O ERUDITO | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
LEINIMAR DE JESUS ALVES PIRES |
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Colaborador(es): |
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ - Orientador |
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Catalogação: | 13/SET/2006 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9001&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9001&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9001 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O objetivo desta dissertação é analisar a legitimidade da
declaração de Chico
Buarque que, em 1994, se autodenominou um sambista que
escreve livros em uma
entrevista de divulgação de seu primeiro romance, Estorvo.
Levantaremos algumas das
problematizações que essa declaração evoca acerca de
sambas e sambistas no cenário
cultural brasileiro. Perseguimos com este texto investigar
brevemente a mudança de lugar
do samba no imaginário nacional, passando da repressão à
louvação social e oficial,
inclusive, servindo de exemplo máximo da brasilidade e a
aceitação dos sambistas, em
diferentes momentos históricos. Analisaremos, ainda, a
especificidade brasileira na
compreensão de música popular, e consequentemente, artista
popular.
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