Título: | AS TRANSFORMAÇÕES DO SAMBA-ENREDO CARIOCA: ENTRE A CRISE E A POLÊMICA | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
ANTONIO HENRIQUE DE CASTILHO GOMES |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Colaborador(es): |
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ - Orientador |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Catalogação: | 13/SET/2006 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||||||||||||||||||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=8999&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=8999&idi=2 |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8999 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Nascido sob o signo da ruptura e no meio de um turbulento
período de transformações pelo qual passava o gênero
samba, na
virada da década de 1920 para a década de 1930, o samba-
enredo
surge, e se confunde, junto com um novo estilo de samba
que passa a
responder às necessidades exigidas por uma nova forma de
expressão
estética do samba e do carnaval, o desfile dos blocos
(mais tarde
escolas de samba). Entendendo, então, o samba-enredo como
uma
construção ligada diretamente ao carnaval e ao seu par, a
escola de
samba, e ainda como portador de uma linguagem específica,
vinculada
a uma cultura própria, observamos que ao longo de sua
existência, mais
notadamente nas últimas décadas, este samba vem se
descaracterizando em sua forma e conteúdo. Dentro deste
contexto é
objetivo central desta dissertação buscar as prováveis
origens destas
transformações e comprovar até que ponto elas se
constituem num
processo de crise que pode levar ao desaparecimento do
sambaenredo,
pelo menos na sua forma mais tradicional.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|