Título: | DESIGN E INCLUSÃO SOCIAL: O ESTUDO E O DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA CRIANÇAS CEGAS E VIDENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
ANNA PAULA DE MELLO ROCHA COELHO |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Colaborador(es): |
RITA MARIA DE SOUZA COUTO - Orientador |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Catalogação: | 28/JUN/2006 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||||||||||||||||||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=8602&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=8602&idi=2 |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8602 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver material
didático e lúdico de
cunho inclusivo de uso comum na educação infantil para
crianças cegas e
videntes, tendo como premissa os objetos utilizados no
estágio preparatório ao
ensino do Braille - sistema de leitura e escrita para
cegos. A partir do
levantamento destes objetos e da observação de sua
utilização prática no cotidiano
do ensino através de estudos de caso realizados no
Instituto Benjamin Constant e
na Escola Especial Estadual Anne Sullivan, buscou-se
identificar as dificuldades
apresentadas pelas crianças neste processo de aprendizado
para o
desenvolvimento do novo produto. A experimentação do
material desenvolvido
em parceria com professores e seus alunos possibilitou que
as impressões dos
usuários fossem agregadas como orientação fundamental no
processo de criação
desse projeto de design.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|