Título: | O IMAGINÁRIO EM ANÁLISE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
HAENDEL MOTTA ARANTES |
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Colaborador(es): |
MARCUS ANDRE VIEIRA - Orientador |
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Catalogação: | 11/MAI/2006 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=8286&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=8286&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8286 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O que o curso de uma análise opera no registro
Imaginário?
Para tratar a
questão, a pesquisa parte do exame do conceito freudiano
de realidade psíquica,
articulando-o à tríade de registros lacaniana - Real,
Simbólico, Imaginário. Em
seguida, examina o conceito de fantasia em Lacan,
amarração matriz por onde é
erguida a cena imaginária para um sujeito. Por fim, no
interior da experiência clínica,
localiza o caminho de uma reconstrução síntese da
fantasia, a avançar segundo os
passos do recordar, repetir, elaborar apontados em Freud.
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