Título: | TRAÇADO AUTOMÁTICO DE ENVOLTÓRIAS DE ESFORÇOS EM ESTRUTURAS PLANAS UTILIZANDO UM ALGORITMO EVOLUCIONÁRIO | |||||||
Autor: |
GISELE CRISTINA DA CUNHA HOLTZ |
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Colaborador(es): |
LUIZ FERNANDO CAMPOS RAMOS MARTHA - Orientador LUIZ ELOY VAZ - Coorientador |
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Catalogação: | 21/DEZ/2005 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7603&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7603&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7603 | |||||||
Resumo: | ||||||||
O objetivo deste trabalho é desenvolver dentro do programa
FTOOL uma
ferramenta para obtenção de envoltórias de esforços
internos devido a cargas
móveis. Envoltórias geralmente são obtidas através de
interpolação de valores
limites de seções pré-selecionadas ao longo da estrutura.
Estes valores são
obtidos com base no posicionamento da carga móvel em
relação às linhas de
influência dos esforços internos. A determinação de
valores limites de um
esforço em uma seção constitui um problema de otimização
cujo objetivo é
minimizar ou maximizar os valores dos esforços em relação
à posição do tremtipo
que percorre a estrutura. Porém, não existe uma expressão
analítica que
defina os valores limites de um esforço em uma seção para
um dado trem-tipo, o
que impossibilita o uso da maioria dos métodos clássicos
de otimização para
resolver o problema, porque esses métodos requerem, na
maioria das vezes, o
uso de pelo menos a primeira derivada da função objetivo
em relação às
variáveis de projeto. Portanto, este trabalho adotou
algoritmos da Estratégia
Evolutiva ( EE ) para determinar os valores limites
devidos a cargas móveis.
Foram feitas duas implementação distintas de Estratégia
Evolutiva, conhecidas
como EE − + ) 1 ( (lambda) e EE − + ) ( (lambda) (mi) .
Além de utilizar algoritmos de EE para
resolver o problema de envoltórias, foi desenvolvido um
outro processo de
solução denominado Força Bruta, que consiste em percorrer
com o trem-tipo
toda estrutura por passos pré-estabelecidos e calcular os
valores dos esforços
mínimos e máximos. Para a grande maioria dos casos, os
resultados obtidos
com a Estratégia Evolutiva foram corretos, porém, em
alguns casos mais
críticos, o valor exato da envoltória não é encontrado em
algumas seções da
estrutura, embora encontre um valor muito próximo a ele.
Observou-se que os
resultados da EE podem ser melhorados quando se enriquece
a solução com
uma estratégia econômica de posicionamento de cargas
concentradas em cima
de picos da linha de influência.
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